Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Onda de calor: veja os riscos e como proteger seu carro

Essa semana trouxe temperaturas atípicas para o inverno e boa parte do Brasil está em alerta; Separamos dicas para proteger o seu carro do calor e do clima seco

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 19 ago 2024, 19h28 - Publicado em 19 ago 2024, 19h26
carro sol
Onda de calor é atípica para o inverno e diversos materiais e pintura do seu carro podem ser prejudicados (Marcos Torres/Spiral 3/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Estamos no inverno, mas não parece. Graças a uma onda de calor, a semana começou quente em boa parte do país e o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta laranja para dez estados do país. São Paulo, por exemplo, promete máximas de 32ºC e índice de umidade abaixo dos 20%.

Se nós não estávamos preparados para isso, imagine nossos carros. O calor e o sol excessivos podem prejudicar os veículos, desde os mais conhecidos danos à pintura e estofamentos, até diminuindo a vida útil da bateria dos carros elétricos. Por sorte, existem meios que ajudam a reduzir os danos e, em sua maioria, não são caros e podem ser feitos por qualquer um.

Como proteger a pintura do sol forte?

Todo mundo sabe que deixar o carro exposto no Sol é prejudicial para a pintura. Mas pela falta de uma garagem coberta, muitos não têm outra opção e recorrem a soluções que ajudem a amenizar esse desgaste.

A mais comum e óbvia é uma capa. Elas são muito eficientes, afinal, cobrem todo o veículo contra os raios solares, protegendo não só a pintura, como também evitando que o sol desgaste o acabamento interno, como os tecidos e o couro. Porém não é só cobrir o carro com qualquer material.

Evite capas feitas de PVC ou polipropileno, já que essas protegem menos e tendem a se desgastar e até esfarelar com maior facilidade.

As ideais são feitas de polietileno especial texturizada, mais caras, porém bem mais efetivas. Também escolha um modelo que cubra seu carro por inteiro e tenha cabo de aço preso por um pequeno cadeado. Esse item evita que a capa seja furtada ou então que saia voando por causa do vento. Ela também deve ter um pequeno balão inflável, colocado entre a capa e a capota, para facilitar a ventilação.

Capa de carro
Melhores capas são as de polietileno, mas é preciso ficar atento com alguns detalhes (Reprodução/Internet)
Continua após a publicidade

Ao colocar a capa, certifique-se que o motor esteja frio e que nem ela nem a pintura estejam molhadas. Em caso de mau uso, a umidade pode ficar presa e acabar causando manchas na lataria.

Alguns produtos também colaboram para proteger a pintura, em especial, a cera automotiva. Diferente do polimento, que não protege e apenas dá brilho à lataria, o enceramento ajuda a reduzir os danos causados pelo sol. Além disso, o processo é bem mais simples, não necessitando do uso de equipamentos e podendo ser feito em casa.

Quem quiser um nível a mais de proteção, pode optar pelos processos de cristalização e vitrificação. Ambos precisam ser feitos por profissionais e oferecem um maior nível de proteção contra o sol. A principal diferença está no tempo de ‘validade’: o primeiro pode proteger seu carro por cerca de três meses, enquanto o segundo é mais complexo e dura até três anos.

Compartilhe essa matéria via:

E o motor, também sofre?

Motor 1.0 turbo kardian

Continua após a publicidade

No caso do motor, é necessário ficar atento à sua temperatura. O motivo é claro: se está mais quente, ele tende a aquecer mais. Por isso, é importante sempre verificar seu nível para garantir o funcionamento pleno do motor.

Também é necessário manter a atenção com o óleo lubrificante. Além de alterar a sua viscosidade, o calor pode evaporar alguns componentes voláteis, o que também fará que o seu consumo aumente. Logo, fique sempre atento ao nível e certifique-se de usar o óleo ideal de acordo com as recomendações do fabricante do seu carro.

O calor também interfere no consumo do carro. Quando a temperatura ambiente aumenta, a densidade do ar cai, exigindo menos gasolina para a combustão completa. Então o carro tende a ficar mais econômico, pois essa relação é controlada eletronicamente pela unidade de comando eletrônico (ECU), que garante que essa proporção não varie.

Marginalmente ainda há outros fatores que podem contribuir para a redução de consumo. A pressão dos pneus aumenta 1% a cada 6 graus Celsius, o que reduz o atrito de rolamento. O motor ainda chegara à temperatura normal de trabalho mais rápido e o arrasto aerodinâmico do veículo diminui, em razão da menor densidade do ar quente. Mas o desempenho tende a ser menor

Consumo e ar-condicionado

Nesse caso, não há escapatória. Quem quiser ter uma viagem mais confortável terá que ligar o ar-condicionado e, consequentemente, vai acabar gastando mais combustível do que em um dia mais fresco.

Continua após a publicidade

Mas existem dicas que podem te ajudar a amenizar esse problema. Por exemplo, ao invés de entrar no carro e já sair ligando o ar no máximo, primeiro, abra as portas e janelas e deixe o ‘bafo’ quente ir embora.

kia-sportage-hibrido-ar-condicionado-digital-touch
Ar-condionado vai fazer o carro consumir mais, porém, existem formas de amenizar esse problema (Divulgação/Kia)

Ande alguns metros com todas as janelas abertas para expulsar esse ar quente mais rápido. Só depois feche os vidros e ligue o ar. Pode até colocar no automático para acelerar o processo, mas não se esqueça de fechar o ar de fora, assim o resfriamento da cabine será mais rápido. Outra dica válida é apontar as saídas de ar para cima, isso ajuda a resfriar a cabine por inteira, chegando até a segunda fileira.

Quando a temperatura interna já estiver mais amena, você pode diminuir a potência do ar para economizar combustível. Se a viagem for curta, tudo bem deixar apenas a circulação interna, mas se for passar longos períodos dentro do carro, não se esqueça de abrir o ar de fora para que o acúmulo de CO2 não cause sonolência.

Continua após a publicidade

Pneus e outras partes emborrachadas

As partes emborrachadas, assim como os pneus sofrem muito com o calor e o tempo seco. O sol forte causa a perda de vulcanização do processo de cola das borrachas das portas, do limpador de para-brisa e das que fixam os vidros. Com todo o ressecamento, essas partes, assim como os pneus, tendem a rachar e ficar com um aspecto enrugado.

Para aumentar sua vida útil, a limpeza é fundamental. Nas vedações dos vidros e portas, comece tirando o excesso de sujeira com um pano seco e, em seguida, utilize um pano úmido.

NOVO 2008 peugeot 2025
A limpeza correta dos pneus e outras partes de borracha é muito importante para prevenir os efeitos do calor (Divulgação/Peugeot)

Tome cuidado com os produtos de limpeza, utilize apenas detergente neutro em pouca quantidade e apenas se a situação estiver muito crítica. Alguns especialistas recomendam a aplicação leve de silicone ou glicerina, mas é importante que seja em pouca quantidade e que nunca escorra para os vidros.

Quanto aos pneus, após a lavagem do carro pode-se passar limpa pneu, mas prefira o que for à base de água, e não de óleo. Espalhe uma leve camada apenas na borracha em volta do aro, nunca nas ranhuras e na banda de rodagem. Depois, basta remover o excesso com um pano seco.

Continua após a publicidade

E os carros elétricos?

JAC EJS1
Baterias dos carros elétricos sofrem com as altas temperaturas e, no caso do JAC E-JS1, pode até fazer você perder a garantia (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Os carros elétricos e híbridos precisam de atenção especial nos dias quentes. Os dias quentes podem fazer com que a sua temperatura interna ultrapasse os 50ºC, o que diminui a vida útil da bateria. Logo, é recomendado sempre estacioná-los na sombra, ou se não for possível, utilizar uma capa térmica.

O calor pode ser tão prejudicial que pode até fazer você perder a garantia. Esse é o caso do Jac E-JS1, que tem uma cláusula de perda de garantia caso o carro seja exposto a temperaturas ambiente acima de 45°C por mais de 24 horas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.