Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Como fazer o ar-condicionado do carro funcionar melhor em dias de calor

Deixou o carro no sol? Veja dicas para refrescar a cabine o mais rápido possível

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 ago 2024, 19h24 - Publicado em 14 nov 2023, 16h09
Range Sport
Se não dá para evitar o Sol, há estratégias para eliminar o calor mais rápido (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Termos como “onda de calor” e “Super El Niño” ganharam o noticiário nos últimos dias. As temperaturas em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato  Grosso podem alcançar os 45°C ainda em novembro. As máximas, de acordo com a MetSul, vão ficar até 15°C acima da média histórica em milhares de cidades brasileiras.

Então, eventualmente, vai acontecer de você abrir a porta do seu carro no meio do dia e sentir um bafo de dragão, aquela sensação de abrir o forno quando o bolo está pronto.

Mas algumas estratégias podem ajudar a deixar o carro mais fresco em dias de calor, especialmente se você fizer elas em sequência. O bom é que melhorar o conforto térmico dentro do carro também vai ajudar a reduzir (ou acelerar) o trabalho do ar-condicionado. Confira a seguir.

Proteja o painel

43785001PRM001G
(Tramontina/Divulgação)

Se você tivesse uma vaga à sombra, certamente estacionaria nela. Se não tem essa sorte, pelo menos use um tapa-sol (para-sol) no para-brisa, melhor ainda se for refletivo. Eles reduzem muito o calor dentro do carro, são dobráveis e pesam menos de 200g, não há muito problema em ter um guardado sob o banco, pelo menos até o final do verão.

Como o para-brisas é inclinado, mais radiação solar tende a entrar por ele e esquentar o painel, o volante e os bancos dianteiros. Deixar tudo isso menos quente é bom para todos, até para o carro: o acabamento do carro também agradece. E se o carro tiver teto solar, não deixe a cortina aberta ao sair.

Bata as portas

56b7b16d0e21630a3e11c2fb_mdb55162
(Acervo/Quatro Rodas)

Seu carro ficou parado no sol por um tempão? Mais eficiente do que abrir só os vidros é abrir as quatro portas e fechar duas delas de uma vez. Assim você expulsa o ar quente (que tende a subir) de dentro da cabine mais rápido.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Há quem faça isso só com as janelas abertas do outro lado, mas o princípio é o mesmo. Você pode repetir isso algumas vezes e abrir a tampa do porta-malas e o teto-solar para ajudar na exaustão. Mesmo nos dias mais quentes a temperatura dentro do carro será maior do que fora, pois fechado ele se transforma em uma estufa.

Ligue o ar-condicionado

ar-condicionado
Ar-condicionado manual: no calor extremo, use no frio máximo e controle na ventilação, evite perdas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Sim, ar-condicionado aumenta o consumo do carro entre 5 e 10% quando ligado, a depender do carro e do tamanho do motor. É o custo do conforto e da segurança extra pois, de acordo com a fabricante Seat, um motorista que dirige a uma temperatura de 25°C tem tempo de reação 20% menor que aquele que dirige a 35°C.

Continua após a publicidade

Não faz sentido ter ar-condicionado e não ligar em dias quentes. E o certo é usar sempre na temperatura mais fria possível. O motivo: se um carro não tem compressor variável, o ar-condicionado vai funcionar a uma mesma temperatura. Para aumentar a temperatura ele vai forçar o sistema a reaquecer o ar resfriado, o que, aí sim, é uma perda de dinheiro.

Assim, definir a temperatura mais baixa e ajustar o ventilador torna o ar condicionado do carro mais eficiente, seca menos o ar e pode economizar combustível.

Ar-condicionado ainda mais eficiente

duster
Saídas de ar apontadas para cima aceleram o processo de deixar a cabine inteira mais fresca (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A forma mais rápida de deixar a cabine do carro mais fresca é apontando o jato de ar para o teto, não para o rosto das pessoas. Assim, o ar vai fluir por todo o interior e chegar a todos os passageiros.

Continua após a publicidade

Depois, quando o ar estiver mais ameno ligue a recirculação do ar-condicionado por tempo. Em vez de pegar o ar quente de fora, o sistema vai sugar o ar da parte de baixo do painel, resfriando novamente o ar fresco. Mas é importante ativar a recirculação depois para trocar o ar da cabine e evitar que os vidros embacem.

Se questões de saúde não são suficientes como argumento para que você troque o filtro do ar-condicionado regularmente, saiba que um filtro sujo também dificulta a passagem do ar. Logo, compromete o sistema de ar-condicionado.

Equipamentos e opcionais podem ajudar (ou não)

Abertura global dos vidros – Hoje muitos carros abrem todos os vidros após alguns segundos segurando o botão de destravamento das portas, o que pode adiantar o processo de saída do ar-quente do carro.

Continua após a publicidade

Partida remota do motor – Carros que ligam o motor remotamente ativam, também, o ar-condicionado. Ligar o sistema com a cabine muito quente não é o ideal, gasta-se muita energia assim. Contudo, é inegável o conforto proporcionado. Inclusive, alguns carros permitem ajustar a temperatura por meio do smartphone do proprietário e até mesmo ligar o ar-condicionado em horários predefinidos.

hyundai hb20 botões

Ar-condicionado automático – Se seu carro tem controle de temperatura automático, diminuir a temperatura não fará com que o carro esfrie mais rápido. A maioria dos sistemas fará todos os ajustes de ventilador e temperatura automaticamente, então você pode simplesmente configurá-los e esquecê-los.

Bancos ventilados – Esse é ainda mais raro. Entre os carros compactos, apenas o Hyundai Creta oferece tal item. Mas poder ter jatos de ar fresco saindo dos bancos ameniza muito o calor dos bancos de couro. No calor, bancos de tecido levam vantagem por serem mais frescos. O couro vai fazer transpirar e, a longo prazo, vai absorver o suor e ficar com cheiro.

Continua após a publicidade
Ford Ranger XLS 2.0 4X4 2024
Saída de ar-condicionado traseira é luxo cada vez mais comum entre os compactos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Saídas de ar traseiras – Elas ajudam a deixar a traseira do carro mais fresca mais rápido. Então vale a pena deixar as saídas abertas mesmo que ninguém esteja sentado no banco de trás para agilizar o trabalho do ar-condicionado.

Start-stop – Se o seu carro tem sistema start-stop que não funciona em conjunto com o ar-condicionado ou a temperatura da cabine, é melhor desligá-lo. O ar-condicionado não funciona com o motor desligado e o start-stop vai atrapalhar o trabalho do condicionador de ar.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.