O sistema de freios tem maior durabilidade em carros elétricos?
Carro elétrico freia bem, mas não depende apenas do sistema de freios para isso
João Villa, São Bernardo do Campo (SP)
Quando o condutor desacelera ou freia um carro elétrico, é gerado um efeito para converter a energia cinética acumulada no deslocamento em energia elétrica para recarga da bateria. Isso gera um campo magnético intenso, que reduz a velocidade do carro atuando como uma espécie de freio, daí é que vem o nome frenagem regenerativa.
Esse efeito é tão intenso que em muitos casos reduz a necessidade de se pisar no pedal de freio para diminuir a velocidade do carro. Em algumas condições, é possível até parar totalmente o carro sem que seja necessário pisar no pedal – é a função chamada “one pedal“.
O que isso quer dizer? Segundo o consultor automotivo, Alexandre Alpha, da Hipper Freios, significa que na condução de um veículo elétrico o conjunto de pastilhas e discos, por ser bem menos exigido, tende a durar muito mais.
Se em média, a depender da forma de condução, se substitui os discos de freio entre 40.000 e 50.000 quilômetros, em um carro elétrico, essa média pode chegar a até 100.000 quilômetros.