PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

O significado das siglas de segurança do seu carro

Marcas batizam sistemas iguais com nomes diferentes e complicam a vida do cliente

Por Redação
Atualizado em 22 abr 2021, 14h34 - Publicado em 8 out 2012, 16h21

Siglas dos sistemas de segurança

Controle de tração, de estabilidade, auxílio em rampas e distribuição eletrônica de frenagem são tecnologias que se popularizam e ficam cada vez mais acessíveis aos consumidores.

Mas cuidado: as fábricas costumam usar diferentes siglas para batizar esses equipamentos. Assim, na hora de fechar um negócio, essa confusão entre nomes pode dificultar a escolha de determinado modelo.

Para ajudar a desembaralhar essa sopa de letras, elaboramos uma lista com as siglas mais usadas.

AFU, BAS, BA, EBA, PBA (auxílio a frenagens de emergência): aplica força total nos freios em casos emergenciais. A sigla mais popular é BAS, usada em modelos como Elantra, Freemont e na picape Amarok. Mas no Fluence e noutros franceses é o AFU. Na GM, atualmente o sistema é chamado de PBA, mas também já usou anteriormente a sigla EBA.

Continua após a publicidade

EBD, REF (distribuidor eletrônico de frenagem): chamado de EBD pela maioria das fábricas, vira REF em franceses como DS3 e 408. Ele distribui a força aplicada pelos freios nos eixos dianteiro e traseiro.

ASR, TCS, VSA (controle de tração): impede que as rodas girem em falso em arrancadas. Certas marcas preferem chamar o aparato de ASR, como a Citroën e a VW. Para outras, como Chevrolet e Kia, é TCS. Já a Honda batiza tanto o controle de tração como o de estabilidade de VSA.

ESP, ESC (controle de estabilidade): é um conjunto de sensores programados para manter o carro na trajetória. Em curvas, ele ativa os freios em uma ou mais rodas quando ele reconhece situação de risco ou perda de aderência. Nos modelos Audi, Chevrolet ou Kia, é conhecido como ESP, enquanto a Ford dá o nome de ESC.

Continua após a publicidade

HSA, HAC, HLA, Hill Holder (assistente de partida em rampa) e Auto Hold e Hold Function. O primeiro impede que o veículo desça em aclives, segurando o carro (num tempo médio de 3 segundos) no curto espaço de tempo em que o motorista tira o pé do freio e acelera o carro. A Volkswagen chama o assistente de partida em rampa de HSA, a Ford de HLA, a Kia de HAC e a Fiat de Hill Holder. Já o Auto-hold, também da Volkswagen, funciona em conjunto com o freio de estacionamento eletrônico. Ele impede que o carro se desloque acidentalmente quando parado ou no momento de arrancar, pois o sistema mantém o veículo com o freio acionado (sem o motorista precisar ficar com o pé no pedal de freio) até o motorista pisar novamente no acelerador ou soltar a embreagem (em carros com câmbio manual). O mesmo sistema é batizado de Hold Function nos Mercedes-Benz.

Dualogic, Easytronic, ASG: são nomes adotados por Fiat, Chevrolet e VW, respectivamente, para o câmbio automatizado ou robotizado. Muitos confundem com as transmissões automáticas tradicionais, pois o modo de condução não se altera em relação a um câmbio automático. Porém as automatizadas são basicamente câmbios manuais operados por uma central eletrônica, encarregada de fazer as trocas.

Powershift, DSG, S Tronic: Já essas denominações são usadas por Ford, Volkswagen e Audi, respectivamente, para as suas transmissões automatizadas de dupla embreagem. Sua vantagem é a de efetuar a troca de marchas mais rapidamente que a dos automáticos e automatizados com apenas uma embreagem. Neles, uma embreagem responde pelas marchas ímpares e a outra pelas pares. Dessa forma, é possível trocar as relações sem nunca interromper a transmissão da força gerada pelo motor, como acontece no câmbio manual e no automatizado convencional..

AWD/4WD/4×4: embora parecidas, significam dois sistemas diferentes. AWD (de All Wheel Drive) e 4WD são abreviações para tração integral permanente; já os sistemas 4×4 em geral, mais vistos em veículos com série vocação off-road, permitem escolher o tipo de tração entre rodas dianteiras, traseiras ou nas quatro.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.