Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

O que significam os símbolos marcados no parabrisas do carro?

Explicamos o significa uma das siglas que você vê todo dia no seu carro

Por Leonardo Barboza 8 jul 2021, 23h16
Atenção à transmissão luminosa
Atenção à transmissão luminosa Leonardo Barbosa/Quatro Rodas

O que significa a marca AS1 gravada no canto superior do para-brisa da grande maioria dos veículos? – Marco Aurellyo, São Paulo (SP)

Quem desvenda esse mistério é o especialista Wilson Gasparini Júnior, do Laboratório de Desenvolvimento do Produto da Pilkington Brasil.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90 

Segundo ele, a marcação presente em vidros que possuem regiões de banda negra e de grandes áreas de serigrafia (regiões com sensores de chuva, câmeras de ré etc.) é um requisito de normas técnicas do Instituto Americano de Padrões Nacionais (Ansi).

Por definição, ao observar essa simbologia, a direção da seta define as áreas onde o vidro deve apresentar um valor de transmissão luminosa de no mínimo 70%, portanto a instalação de algum tipo de adesivo ou tinta no vidro (como o efeito degradê) deve obedecer à região demarcada para não prejudicar a área de visão do motorista.

A transmissão luminosa é um parâmetro crítico para a visibilidade do para-brisa e, portanto, um item de segurança do produto.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa de QUATRO RODAS 746
A edição 746 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
Publicidade