O que há de diferente nas baterias 12V EFB e AGM usadas em carros com start-stop?
As duas tecnologias de bateria servem a carros com start-stop, mas cada tipo tem vantagens e desvantagens específicas para cada carro

Henrique Morizono, Londrina (PR)
Primeiramente, é importante destacar que ambas as baterias são de chumbo ácido e com tensão de 12V. Porém, temos algumas diferenças importantes entre as duas tecnologias.
Segundo a Moura, as EFB (Enhanced Flooded Battery) são baterias com eletrólito livre e separador de polietileno entre suas células, assim como as baterias convencionais. Como têm conceito bem mais robusto, atendem a aplicações mais severas como start-stop e/ou alternador inteligente, pois são capazes de entregar mais energia e recarregar mais rápido que as baterias convencionais.
Já as baterias AGM (Absorbent Glass Mat), que também são aplicáveis em veículos com start-stop e alternador inteligente, tem esse nome decorrente do separador de manta de vidro absorvente que possui. Todo o eletrólito fica retido nesse separador e não fica livre dentro da bateria.

Com isso, há uma melhor estabilidade entre os componentes e, consequentemente, maior eficiência e maior performance por mais tempo. Ou seja, podem suportar os sistemas do carro por mais tempo quando o motor é desligado pelo sistema start-stop.
Por se tratar de uma tecnologia mais cara, em geral, as baterias AGM são aplicadas em veículos de alta gama que tenham ainda mais demanda de energia, independentemente das variações no funcionamento do alternador.
As baterias AGM geralmente oferecem melhor desempenho em condições extremas, como temperaturas baixas ou altas, ou com situações de baixa carga e são mais duráveis. Mas as baterias EFB custam uma fração do preço das AGM, mas ambas custam mais caro que baterias de chumbo convencionais.
Alguns veículos, mesmo não equipados com a tecnologia start-stop, possuem alternador inteligente que é capaz de reconhecer momentos em que o motor está sob maior demanda, como durante uma subida íngreme. Acontece que, nessas situações, o alternador inteligente reduz sua atividade para não sobrecarregar o motor, permitindo que ele se concentre inteiramente na tarefa de movimentar o veículo.
À medida que o carro enfrenta terrenos mais planos ou descidas, o alternador inteligente retoma a recarga da bateria, garantindo um equilíbrio entre energia disponível e esforço do motor. Por isso é necessário que o carro tenha uma bateria de 12V que recarrega mais rápido.