Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

O que é “menos pior”: pneus remolds ou recauchutados?

Correio Técnico: as dúvidas dos leitores respondidas pela QUATRO RODAS

Por Da Redação Atualizado em 4 Maio 2021, 09h32 - Publicado em 1 Maio 2017, 19h45
Pneu remold: melhor que o rechauchutado, mas...
Pneu remold: melhor que o rechauchutado, mas… Paulo Vitale/Quatro Rodas

Qual o melhor pneu no caso de não haver um novo para compra: remold ou recauchutado? – Ivan Salles, Rio Claro (SP).

Caso não esteja disponível um pneu novo, a opção deve ser por um remold. Ele utiliza um pneu usado, porém com sua estrutura já inspecionada, pois ela será raspada de talão a talão, diferentemente dos recauchutados, que são raspados somente na banda de rodagem. A ancoragem da camada restauradora do remold é bem superior.

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia) exige que os remolds usem pneus fabricados há no máximo sete anos, com selo de garantia de origem e de identificação de conformidade obtida em testes. O diâmetro das novas ranhuras não deve ser inferior a 6 mm, com indicadores de desgaste com altura entre 1,6 mm e 2,2 mm.

Para pneus radiais limitados a velocidades de até 190 km/h, são permitidas duas reformas. Para pneus acima de 190 km/h, apenas uma reforma é liberada.

Continua após a publicidade

Em 2004, QUATRO RODAS fez um teste de pista com quatro marcas de pneus do tipo remold, utilizando um jogo de pneus novos como referência.

Na chuva, os pneus remold têm performance inferior
Na chuva, os pneus remold têm performance inferior Paulo Vitale/Quatro Rodas

Nível de ruído e consumo foram parecidos, mas os remolds mostraram ter limites de velocidade para aquaplanagem mais baixos, além de menor aderência lateral.

Nas frenagens, os resultados em pista seca foram parecidos. Já em pista molhada, a 80 km/h, a diferença de um remold para um novo chegou a 7,5 metros.

Outra deficiência dos remolds é a vida útil, entre 30% e 50% menor que a dos pneus novos. Os preços, por outro lado, costumam ser a metade dos comuns.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês