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Novos carros da Formula E não terão freios atrás e prometem mais emoção

Novo carro da Fórmula E explora peculiaridades dos carros elétricos para se tornar mais emocionante sem perder a sustentabilidade

Por Eduardo Passos
Atualizado em 20 nov 2022, 18h06 - Publicado em 20 abr 2022, 18h06
Novos carros da Formula estrearão no próximo início de temporada
Novos carros da Formula estrearão no próximo início de temporada (Formula E/Divulgação)
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A eletrificação mais radical da Fórmula 1 está marcada para 2026, mas, para bem antes disso, a Fórmula E prepara um novo pacote técnico que promete elevar o nível dos monopostos movidos a bateria e tornar a competição mais atraente.

Chamada de Gen3, a terceira geração dos elétricos não mudará tanto esteticamente, mas fará com que eles sejam mais rápidos do que os bólidos da F1. A promessa é da Fórmula E, que quer lançar os carros de corrida mais eficientes do mundo, com 40% da energia de uma prova gerada a partir da frenagem regenerativa (os outros 60% vêm da bateria).

Novas Tecnologias
(Divulgação/Quatro Rodas)

A principal novidade do regulamento, um motor gerador será instalado exclusivamente para essa função, permitindo que os carros dispensem os freios traseiros. Desse modo, a categoria também busca atender a uma velha cobrança de mais emoção, exigindo mais “instinto” do piloto.

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Além de saber equilibrar freio físico e eletromagnético, o competidor terá um carro muito mais leve e bem mais potente, com torque instantâneo e relação peso/potência de Bugatti Veyron: 1,68 kg/cv.

Segundo a FIA, a Fórmula E é o primeiro esporte neutro em carbono do mundo – um esforço que envolve até cardápio 30% vegetariano nas arquibancadas.

Novas Tecnologias
(Divulgação/Quatro Rodas)

Para manter o status e desenvolver tecnologias que chegarão às ruas, a próxima temporada estreará pneus com 26% de compostos recicláveis. Ainda haverá um novo processo de reúso da fibra de carbono, importado da indústria aeroespacial, que vai reaproveitar os pedacinhos do material que se soltarem nas batidas.

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