Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Lamborghini cria instrutor online para aspirantes a piloto

Com internet 5G, sensores e uma pista, qualquer proprietário de Lamborghini moderno poderá ter aulas EAD com cria instrutor da própria marca

Por Eduardo Passos
31 mar 2024, 10h00
lamborghini revuelto
 (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Fabricantes de superesportivos costumam oferecer cursos de pilotagem aos clientes que pretendem usufruir de seus carros tudo o que eles podem proporcionar. Esses cursos, porém, têm vagas e duração limitadas e acontecem em datas e locais específicos, o que requer planejamento por parte dos alunos, que muitas vezes precisam viajar e se hospedar em hotéis.

 

Com recursos de conectividade e de eletrônica embarcada nos veículos, a Lamborghini tornou o treinamento dos aspirantes a piloto bem mais simples e disponível. Basta o proprietário do superesportivo ter o local, uma pista particular ou alugada e uma conexão 5G, para receber instruções em tempo real, em qualquer parte do planeta.

lamborghini revuelto
Lamborghini Revuelto (Divulgação/Quatro Rodas)

As câmeras e sensores embutidos no carro enviam imagens e informações ao instrutor da fábrica, na Europa. O professor analisa a condução do aluno pelas imagens e pela telemetria do carro, que fornece informações da dinâmica (como aceleração, velocidade, frenagem, posição do volante, ângulo de deriva), assim como dados do carro (marcha engatada, temperatura do motor, pressão do óleo) e do piloto (frequência cardíaca, temperatura corporal, sinais de fadiga).

Além de corrigir o comportamento do condutor ao volante, o profissional tem condições de indicar exercícios para o melhor condicionamento físico do aluno. O sistema permite que instrutor e aluno conversem para atingirem os melhores resultados.

Aula remota

O serviço da Lamborghini ainda não está disponível, mas a tecnologia já existe. O Revuelto, por exemplo, está pronto para utilizá-la

TECNOLOGIA (3)
(Divulgação/Quatro Rodas)

Olho no lance

Há câmeras tanto por dentro quanto por fora. Desse modo, o treinador consegue observar o comportamento do carro, características da pista e os comandos do piloto para instruí-lo da melhor forma possível.

Corpo são, carro são

O sistema Biometric Data consegue captar do nível de estresse do condutor a sua fadiga. Assim, é possível orientá-lo acerca do preparo físico e mental necessário para domar um Lamborghini na hora da corrida.

Engenheiro dedicado

A novidade casará com outras tecnologias que a Lamborghini vem testando, como o sistema que altera a geometria de suspensão em tempo real. Um engenheiro, assim, pode ajustar a mecânica do carro à distância.

TECNOLOGIA (2)
(Divulgação/Quatro Rodas)

Chama o VAR

A rede 5G é crucial para que os dados atravessem o mundo com menor atraso possível. Assim, a dica para determinado trecho pode ser dada bem antes do carro passar por esse ponto  da pista novamente.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.