Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Falhas no motor de Fit e Civic

Proprietários de Honda reclamam de falhas no motor e velas que teimam em ficar presas no cabeçote

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 22 abr 2021, 16h57 - Publicado em 13 abr 2014, 21h30

auto-defesa auto-defesa

Honda Civic e Fit são conhecidos pelo alto índice de satisfação de seus donos, como atesta nossa pesquisa Os Eleitos, na qual o sedã já foi apontado como o preferido da categoria por sete anos e o monovolume, por dez anos. Mas alguns dos proprietários não escondem a insatisfação com um problema no motor que causa falhas no funcionamento e obriga a troca de velas e bobinas, especialmente nas versões flex.

É o caso do tecnólogo paulista Jefferson Orsi Siratuti, dono de um Civic EXS 2008. “Na revisão de 60 000 km, a autorizada identificou que as velas estavam oxidadas e que não seria possível removê-las sem danificar o cabeçote. O orçamento ficou em 4 200 reais, mas foi reduzido para 2 900 depois que reclamei. A avaria ocorre porque as velas não são inspecionadas antes e, assim, fica difícil antecipar a substituição das peças”, diz Jefferson.

Esse problema não é recente e é conhecido há anos por concessionárias e até pela fábrica, como comprova boletim técnico emitido pela Honda para sua rede autorizada no dia 4 de junho de 2009. Sob o código BT-M001/09-954, ele recomenda a checagem das velas (e, caso estejam presas ao cabeçote, sua retirada) na revisão de 40000 km do Fit e dos 60 000 km do Civic, ambos equipados com motor flex, quando o proprietário utiliza com frequência, de acordo com o boletim, “álcool e/ou combustíveis geradores de agentes nocivos ao material da vela” (referência à gasolina batizada).

Nessa situação, são comuns orçamentos caros, já que quase sempre o veículo está fora do período da garantia, como exemplifica Marcelo Guimarães, de São Paulo (SP), dono de um Fit 2008. “No fim do ano passado acendeu a luz da injeção e o motor começou a falhar.A autorizada orçou o conserto em 3 000 reais, pois era preciso trocar as oito velas e oito bobinas. Não autorizei porque achei muito caro, mas agora o motor está cada vez pior”, diz.

Continua após a publicidade

O POVO RECLAMA

“Na revisão de 60 000 km, as velas do meu Civic estavam oxidadas e presas no cabeçote. Agora estou receoso de que aconteça o mesmo com meu Fit.” – José Marcos Monteiro da Fonseca, médico, São Paulo (SP)

“Na revisão de 40 000 km no meu Fit, as velas estavam presas. Trocaram, mas o motor começou a falhar. Só foi resolvido quando eu o levei ao meu mecânico de confiança.” – Arthur Dias Costa, estudante, Rio de Janeiro (RJ)

RESPOSTA

A Honda diz que “na análise dos casos, foi constatado que as reclamações não têm relação com a descrição do boletim BT-M001/09-954” e que a oxidação da rosca das velas “não resulta em falhas no motor”.

Continua após a publicidade

CONTE-NOS SEU PROBLEMA

Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados? Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.