Clique e assine por apenas 8,90/mês

Etanol mantém o motor mais limpo que a gasolina?

Se o etanol for de boa qualidade, a resposta é sim. Entenda por quê

Por Redação - Atualizado em 14 set 2018, 10h50 - Publicado em 27 out 2016, 17h46

Frasco com etanol no Laboratório de Análise do CTC

Teoricamente, a gasolina comum pode criar depósitos nos bicos injetores, enquanto a aditivada contribui para deixar o sistema limpo. O etanol teria o mesmo efeito que a gasolina aditivada? – Claudemar Ruoco, por e-mail.

O etanol tem uma capacidade maior do que a gasolina comum para manter os bicos injetores limpos, considerando os veículos com motor flex. Por isso, o efeito do álcool realmente se aproxima ao da gasolina aditivada.

Segundo Alfred Szwarc, consultor da União da Indústria da Cana de Açúcar (Unica), o combustível vegetal tem propriedades solventes e seu uso frequente ajuda na limpeza dos bicos desde que o combustível seja de boa qualidade, seja ele puro ou com gasolina (não importando a proporção), incluindo aí a gasolina do tipo C (comum), que já tem mistura de etanol na proporção de 27%.

Continua após a publicidade

O problema é quando o consumidor abastece com combustível adulterado. No caso do etanol, o mais comum é que seja adicionado àgua para aumentar o volume.

Além da perda de rendimento pelo fato de a água não ser um combustível, o uso de água não destilada (ou seja, da torneira) traz para o tanque compostos como cloro e sódio, que podem gerar resíduos e corrosão no sistema.

Por isso, a recomendação é sempre procurar por postos de bandeira conhecida e desconfiar de combustível barato demais.

Publicidade