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Donos relatam que etanol causa pane e leva Toyota Corolla à oficina

Motoristas apontam falhas nos motores causadas por etanol. Toyota diz que o problema é a qualidade do combustível brasileiro

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 1 dez 2023, 21h25 - Publicado em 6 nov 2023, 06h00

A Toyota, quem diria, foi a primeira fábrica a lançar um modelo com tecnologia híbrida flex no Brasil e está às voltas com problemas nos bicos injetores de seus carros, por causa do etanol.

O advogado Euclides Croce Júnior, de Araraquara (SP), dono de um Corolla Cross XRE 2021, que o diga: “Antes da primeira revisão, meu carro começou a falhar. Na concessionária, orientaram utilizar o veículo com o motor falhando por não saber o que fazer. Após 15 dias, ligaram dizendo que trocariam os quatro bicos de alta pressão”, conta.

É comum proprietários trocarem os injetores mais de uma vez, mesmo aqueles que só abastecem com gasolina (que possui 27% de etanol), caso do empresário Rodney Candido dos Santos, de Belo Horizonte (MG), dono de um Corolla XEi 2020. “Com oito meses, a marcha lenta oscilava e o start-stop começou a falhar”, diz. “Na concessionária, trocaram os bicos e disseram ser por causa do álcool”, afirma lembrando que os injetores de seu carro já foram substituídos em duas ocasiões.

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Corolla Cross
Problema ocorre nas versões com motor 2.0, de injeção direta (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Nas oficinas independentes, o problema é conhecido, como relata Hilton Vinícius Venzon, consultor técnico da Toyocenter Rota 25, de Porto Alegre (RS). “Já atendi mais de 100 veículos, desde os modelos mais antigos, só a gasolina, até os flex, a partir de 2009, e os equipados com injeção direta, a partir de 2020, que, mesmo com as peças adaptadas, quando a mistura no tanque é superior a 50% de álcool, a injeção eletrônica não encontra o mapa ideal”, explica Vinícius.

Toyota Corolla XEi
Toyota Corolla XEi 2024 (Divulgação/Toyota)

Para o Corolla e Corolla Cross com injeção direta, a Toyota enviou às concessionárias o boletim 009/22, de 23/05/2022, que orienta a rede a culpar o combustível pela falha e informa a atualização dos injetores, trocando a peça 23209-24010-XX pela 23209-24040-XX, disponível para substituição desde setembro de 2021 e implementada na produção desde 28/01/2022.

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Consultada, a empresa identificou os casos mencionados aqui e disse que os clientes foram atendidos, mas responsabilizou a qualidade do combustível usado pelos motoristas.

O Povo Reclama

“Atenção pessoal, não usem etanol no Corolla, de 2020 em diante, os bicos injetores não suportam!!!”
Mensagem na comunidade Toyota Corolla Clube, do Facebook

“Defeito nos bicos injetores e demora para chegar peças para reparo pela garantia.”
Relato de motorista de Goiânia (GO) no site Reclame Aqui

“Conheço quatro colegas do Clube do Corolla BH que tiveram problemas e (ficaram com) o carro parado mais de mês na (concessionária)… Etanol jamais no Corolla de 2020 em diante.”
Mensagem na comunidade Toyota Corolla Clube, do Facebook

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“Meu Corolla com 15.000 km acendeu a luz da ignição (…) Falhava, tive que trocar quatro velas e os bicos. Preço: R$ 11.500. A garantia cobriu.”
Mensagem no Facebook

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