Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Donos relatam que etanol causa pane e leva Toyota Corolla à oficina

Motoristas apontam falhas nos motores causadas por etanol. Toyota diz que o problema é a qualidade do combustível brasileiro

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 1 dez 2023, 21h25 - Publicado em 6 nov 2023, 06h00
Corolla
Motor começa a falhar e a consumir mais combustível (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A Toyota, quem diria, foi a primeira fábrica a lançar um modelo com tecnologia híbrida flex no Brasil e está às voltas com problemas nos bicos injetores de seus carros, por causa do etanol.

O advogado Euclides Croce Júnior, de Araraquara (SP), dono de um Corolla Cross XRE 2021, que o diga: “Antes da primeira revisão, meu carro começou a falhar. Na concessionária, orientaram utilizar o veículo com o motor falhando por não saber o que fazer. Após 15 dias, ligaram dizendo que trocariam os quatro bicos de alta pressão”, conta.

É comum proprietários trocarem os injetores mais de uma vez, mesmo aqueles que só abastecem com gasolina (que possui 27% de etanol), caso do empresário Rodney Candido dos Santos, de Belo Horizonte (MG), dono de um Corolla XEi 2020. “Com oito meses, a marcha lenta oscilava e o start-stop começou a falhar”, diz. “Na concessionária, trocaram os bicos e disseram ser por causa do álcool”, afirma lembrando que os injetores de seu carro já foram substituídos em duas ocasiões.

Continua após a publicidade
Corolla Cross
Problema ocorre nas versões com motor 2.0, de injeção direta (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Nas oficinas independentes, o problema é conhecido, como relata Hilton Vinícius Venzon, consultor técnico da Toyocenter Rota 25, de Porto Alegre (RS). “Já atendi mais de 100 veículos, desde os modelos mais antigos, só a gasolina, até os flex, a partir de 2009, e os equipados com injeção direta, a partir de 2020, que, mesmo com as peças adaptadas, quando a mistura no tanque é superior a 50% de álcool, a injeção eletrônica não encontra o mapa ideal”, explica Vinícius.

Toyota Corolla XEi
Toyota Corolla XEi 2024 (Divulgação/Toyota)

Para o Corolla e Corolla Cross com injeção direta, a Toyota enviou às concessionárias o boletim 009/22, de 23/05/2022, que orienta a rede a culpar o combustível pela falha e informa a atualização dos injetores, trocando a peça 23209-24010-XX pela 23209-24040-XX, disponível para substituição desde setembro de 2021 e implementada na produção desde 28/01/2022.

Continua após a publicidade

Consultada, a empresa identificou os casos mencionados aqui e disse que os clientes foram atendidos, mas responsabilizou a qualidade do combustível usado pelos motoristas.

O Povo Reclama

“Atenção pessoal, não usem etanol no Corolla, de 2020 em diante, os bicos injetores não suportam!!!”
Mensagem na comunidade Toyota Corolla Clube, do Facebook

“Defeito nos bicos injetores e demora para chegar peças para reparo pela garantia.”
Relato de motorista de Goiânia (GO) no site Reclame Aqui

“Conheço quatro colegas do Clube do Corolla BH que tiveram problemas e (ficaram com) o carro parado mais de mês na (concessionária)… Etanol jamais no Corolla de 2020 em diante.”
Mensagem na comunidade Toyota Corolla Clube, do Facebook

Continua após a publicidade

“Meu Corolla com 15.000 km acendeu a luz da ignição (…) Falhava, tive que trocar quatro velas e os bicos. Preço: R$ 11.500. A garantia cobriu.”
Mensagem no Facebook

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.