Donos de Nissan Kicks reclamam de problemas no ar-condicionado
O problema no sistema de climatização afeta o SUV há cinco anos, da linha 2019 até a 2024. A questão é resolvida em garantia, mas fora dela o custo é alto
O objetivo do ar-condicionado de trazer conforto é questionado por donos de Nissan Kicks, como o técnico judiciário Cláudio Roberto Sampaio, de São Luís (MA), proprietário de um modelo 2019. “Após o fim da garantia, tive problema (conhecido pela Nissan) com a caixa evaporadora e que tive de pagar R$ 1.700 pelo conserto”, afirma Cláudio.
Comunicados da Nissan para as concessionárias, TECH 19-004, BT 01322, BT 005-24 HA, DQGN 50-19 DQGN 008-24, orientam reparos nos veículos que apresentarem vazamento de água no interior do veículo, embaçamento do para-brisa ou ineficiência do sistema do ar-condicionado. No mais recente, de 28/03/24, a Nissan menciona não só o Kicks (kit evaporador modelo P15), mas também o sedã Versa (N18).
Após verificar que o vazamento ocorre pelo evaporador, localizado dentro da caixa evaporadora, deve se aplicar o kit reparo – referência BRPRT70273 – que permite a troca apenas do evaporador, não sendo necessária a troca do sistema completo”, determinam os documentos.
Essa é uma intervenção útil, segundo o encarregado de callcenter Alessandro Luiz da Silva, de Cascavel (PR), dono de um Kicks Sense 2024. “Meu carro com menos de 200 quilômetros rodados começou o barulho dentro do painel”, conta Alessandro. “Na concessionária, disseram ser o primeiro Kicks que aparecia lá, mas que haviam pego dois Versa com o mesmo problema.”
Questionada, a Nissan não fez menção aos casos relatados aqui. A fábrica respondeu apenas que seu sistema de ar-condicionado “foi projetado e submetido a severos testes, de forma a garantir seu contínuo e eficiente funcionamento”. Acrescentando que “o sistema possui componentes que podem sofrer danos e desgaste, principalmente se submetidos às manutenções inadequadas e à utilização de peças ou fluidos não originais”.
Quanto aos Boletins Técnicos, a empresa afirmou que eles “são uma importante ferramenta de comunicação interna entre a montadora e sua rede de concessionários” e que a finalidade deles “é manter atualizados os procedimentos de diagnóstico e reparo, em complemento aos manuais de serviço, para garantir um atendimento ágil e assertivo aos clientes.
O POVO RECLAMA
“O ar-condicionado não estava gelando e tive de completar o gás, mas não resolveu. Então, na concessionária eles disseram que havia um desgaste na lateral da caixa evaporadora, que foi causado pelas pedras que eu peguei na estrada, onde mais utilizo o carro.” Marcella Silva, servidora pública, Colinas do Tocantins (TO), dona de um Kicks 2018
“Mesmo com as revisões na concessionária, um dia o ar-condicionado parou. Fiquei dois dias sem o carro para consertarem esse problema, que é comum. Pediram R$ 3.000 pelo conserto, mas, como eu disse que conhecia o problema, consertaram em garantia.” Heider Santos Cazaes Lima, gerente de contas, Salvador (BA), dono de um Kicks 2020