Dirigir com fone de ouvido é permitido ou dá multa?
De acordo com pesquisa, o uso do acessório reduz o tempo de reação do motorista e pode causar acidentes de trânsito
Desde que os fones de ouvido com a tecnologia True Wireless Stereo (TWS), totalmente sem fio, ficaram mais baratos e acessíveis, algumas pessoas utilizam o acessório até mesmo enquanto estão dirigindo. O que muitos não sabem é que isto é uma infração de trânsito e rende multa ao condutor.
O artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) lista uma série de infrações envolvendo situações ao volante. Uma delas é “dirigir o veículo utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular”.
Assim como todas as infrações do artigo 252, o uso de fone de ouvido é considerada uma infração média, com a penalidade de 4 pontos da Carteira Nacional da Habilitação (CNH) e multa de R$ 130,16. O motorista será multado mesmo se o veículo estiver parado mas com o motor ligado.
Mesmo que o fone tenha um sistema de som ambiente, utilizar o acessório continua sendo proibido e o agente de trânsito não tem como saber se o condutor está realmente escutando o que acontece a seu redor ou não. A desatenção é o principal motivo para a existência desta infração.
Um estudo da Ford realizado com mais de 2.000 pessoas na Alemanha, Espanha, Itália, França e Reino Unido investigou o uso de fones de ouvido em diversas situações, tanto ao volante de um carro quanto pedalando uma bicicleta, andando ou pilotando uma moto. Os participantes foram colocados em uma rua virtual, para medir a sua reação em situações perigosas.
A fabricante diz que 56% das pessoas estiveram em um acidente ou quase colidiram e 27% delas estavam utilizando fone de ouvido. O estudo também mediu a reação das pessoas quando ouviam música pelo fone de ouvido ou sem. Em média, os participantes foram 4,2 segundos mais lentos ao identificar e responder a um perigo na rua.