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Desvende mitos do ar-condicionado e deixe seu carro fresco em dias de calor

O ar-condicionado traz doenças? Ele rouba potência do motor? O consumo realmente aumenta? Respondemos essas e outras perguntas sobre o uso do ar-condicionado

Por João Vitor Ferreira
7 fev 2025, 14h56
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Ar-condicionado virou um item quase indispensável, mas muitos acabam usando errado (Divulgação/Quatro Rodas)
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Você sabe tudo sobre o ar-condicionado do seu carro? Para a maioria é só entrar no carro, ligar o sistema e esperar a mágica acontecer. Mas existem diversas dicas que podem ajudar no funcionamento, além de mitos que muitos acreditam ser verdade, mas na realidade não afetam o funcionamento do equipamento.

Por isso, vamos ajudá-lo a saber como cuidar e usar seu ar-condicionado da melhor maneira possível desvendando alguns mitos e revelando verdades sobre o seu funcionamento.

O uso do ar deve ser usado apenas para resfriar o carro em dias quentes? MITO!

Muitos acham que o ar-condicionado serve só para os dias quentes. Isso é uma mentira. Se você é mais observador, pode ter visto que a temperatura do ar tem uma zona vermelha, onde o ar costuma sair mais quente, passando dos 25ºC.

Como nós vivemos em um país tropical, é claro que serão raras as situações onde você colocará o ar-condicionado nessas condições. Mas em locais mais frios, ele é muito usado também para esquentar o carro.

O ar-condicionado “rouba” potência do motor e aumenta o consumo? VERDADE!

De acordo com o engenheiro Erwin Franieck, da SAE Brasil, o ar-condicionado pode roubar entre 7,5 cv e 15 cv do motor. Porém, você pode acabar nem percebendo, uma vez que, em carros mais novos, o compressor do ar pode ser desligado nas acelerações, justamente quando o motor precisa de mais potência.

Também é verdade que o consumo aumenta, podendo chegar a cerca de 5%. No caso dos sistemas automáticos, em alguns modelos, selecionar a opção Auto pode fazer com que o compressor seja desacoplado momentaneamente quando a temperatura ideal é atingida, o que ajuda a amenizar o consumo do sistema.

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Ar-condicionado, um conforto às custas do motor (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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E ainda há sistemas mais modernos com compressores de deslocamento variável. Eles ajudam a economizar ainda mais combustível, pois evitam que o compressor fique ligando e desligando, adaptando o volume de gás comprimido à necessidade do sistema de ar-condicionado.

Deixar a temperatura o mais baixo possível aumenta o consumo do carro? MITO

Em carros com ar-condicionado com compressor de deslocamento variável, você pode ficar tranquilo. Independente da temperatura, você estará minimizando o consumo do equipamento.

Já nos demais modelos, você pode deixar na temperatura mais baixa sem medo. Embora esses sistemas consumam mais devido ao funcionamento do seu compressor, não é a temperatura que dita o gasto a mais de combustível.

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Isso porque o ar-condicionado vai funcionar a uma mesma temperatura. O sistema apenas aumenta a quantidade de ar frio com ar quente para chegar na temperatura desejada.

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Quando o carro fica muito tempo exposto ao sol, a melhor maneira é abrir as janelas antes de ligar o ar na máxima velocidade? VERDADE!

Vamos pensar da seguinte forma: se a temperatura interna do carro está muito alta, logo, o ar-condicionado precisará se esforçar mais para resfriar esse ar. E como sabemos, o ar-condicionado pode consome combustível, mesmo que pouco.

Alguns carros permitem você ligar o motor e o ar antes mesmo de entrar no veículo, através do smartphone. É um tempo que o motor ficará ligado sem que o carro esteja em movimento, desperdiçando combustível, apesar de ser bem conveniente.

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Abrir todas as portas é a melhor solução quando o carro fica parado no sol, depois você liga o ar (Acervo/Quatro Rodas)

Ao invés disso, você pode abrir todas as portas e janelas e deixar o ar-quente sair. Se quiser acelerar o processo, bata as duas portas traseiras simultaneamente enquanto as dianteiras permanecem abertas, isso vai expulsar o ar mais rapidamente.

Dirija por um breve período com as janelas abertas e, então, ligue o ar no máximo com recirculação da cabine ligada. Isso vai fazer com que o ambiente esfrie de maneira mais correta.

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Deixar as saídas para cima ajuda a resfriar a cabine? VERDADE!

Nós sabemos que virar a saída de ar para o rosto é muito refrescante e alivia o calor de imediato, mas não vai ajudar o carro a resfriar mais rápido.

Com as saídas voltadas para cima o ar circula melhor e chega até a segunda fileira, fazendo com que toda a cabine atinja a temperatura ideal mais rapidamente.

É melhor andar com todas as janelas abertas para ventilar o carro quando estiver nas estradas para, assim, conseguir economizar combustível durante a viagem? MITO!

Essa é a pior coisa que você pode fazer. Primeiro, porquê já vimos que o ar-condicionado causa um aumento quase imperceptível no consumo. Mas andar com o carro todo aberto na estrada eleva a sua resistência do ar — como se ele virasse um “para-quedas” — fazendo com que o motor consuma muito mais.

Segundo porque o efeito do ar-condicionado é bem mais rápido e preciso do que o do ar-externo. Afinal, você pode controlar a temperatura como bem entender.

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O ar aumenta o consumo do carro, mas não tanto quanto andar com as janelas abertas na estrada (Divulgação/Kia)
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E por último, não há quem discorde que o ar-condicionado traz muito mais conforto certo? Afinal, abrir as janelas a 120 km/h faz entrar um vento absurdo dentro do carro, além de gerar um barulho incômodo durante a viagem.

A má manutenção do ar-condicionado pode trazer prejuízos para a saúde? VERDADE!

O filtro do ar, assim como a sua tubulação podem ser o local ideal para proliferação de fungos e bactérias. Trocar o filtro conforme manda o manual do proprietário é essencial para manter o ambiente sempre limpo e livre de qualquer coisa que possa causar alguma alergia ou doença respiratória.

Mas é preciso ir além e fazer a higienização de todo o sistema. Isso porque os tubos do ar não são fáceis de limpar, mas alguns produtos ajudam nessa tarefa, removendo bactérias que podem se reproduzir ali.

Filtro DOLPHIN LONGA
Filtro do ar-condicionado precisa estar sempre limpo para funcionar bem e evitar doenças (Leonardo Barboza/Quatro Rodas)

Um exemplo é o SF 7079 Fresh Air 3×1 da Loctite ou semelhantes. Como eles têm acionamento do tipo granada, basta acioná-lo e manter o ar-ligado com as janelas fechadas. Em cerca de 20 minutos, todo o ambiente está higienizado.

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Mas se quer uma dica mais barata, você pode manter o ambiente mais limpo evitando o condensamento do ar na tubulação. Para isso, é preciso desligar o ar-condicionado alguns minutos antes de estacionar o carro, mas deixar a ventilação acionada.

Se houver umidade, a circulação de ar tratará de secar os dutos. Também é aconselhável acioná-lo apenas depois de o motor já ter sido ligado. Outra boa estratégia é ligar o ar-condicionado de tempos em tempos, mesmo quando estiver frio. É outra forma de evitar que os tubos juntem humidade.

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