Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Deixar carro automático em drive no semáforo gasta mais combustível?

Correio técnico: prática popular no começo da era dos carros com câmbio automático é perigosa e pode gerar danos à caixa

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 1 out 2021, 15h19 - Publicado em 6 jun 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Renault Sandero RS Volkswagen Polo GTS

    Carro automático parado no modo Drive gasta mais combustível do que em Neutro? – Gabriel Ferreira Veloso, São Luís (MA)

    Não, e ficar colocando o carro em neutro a cada parada ainda pode gerar danos  no futuro. “Em câmbios automáticos tradicionais, quando o carro fica parado por mais de cinco segundos, são abertas as válvulas do conversor de torque e ele fica em Neutro automaticamente”, explica o engenheiro Henrique Pereira, da Comissão Técnica de Motores de Ciclo Otto da SAE Brasil.

    Por isso, não há vantagem em tirar a alavanca de Drive para Neutro a cada semáforo. Essa prática pode danificar os componentes, gerando um desgaste precoce no câmbio.

    Esse desgaste ocorre porque a maioria dos motoristas que faz isso em semáforos vai colocar em Drive e imediatamente acelerar quando a luz ficar verde.

    Continua após a publicidade

    Posicionar o câmbio em Drive e acelerar logo depois provoca um tranco no câmbio (que é perceptível também na cabine) e pode impactar diretamente na vida útil do sistema.

    Além disso, em carros automáticos mais novos já há a opção do start-stop (desliga o motor em paradas demoradas), que poupa combustível sem precisar mudar a marcha.

    Neutro automático

    Deixar carro automático em drive no semáforo gasta mais combustível?
    O Tiguan é um dos modelos capaz de desengatar o câmbio em movimento (Divulgação/Volkswagen)
    Continua após a publicidade

    Muitos carros modernos possuem um recurso capaz de deixar o câmbio em neutro com o carro em movimento quando o motorista não está acelerando.

    Esse sistema começou a se popularizar nas caixas automatizadas de dupla embreagem, mas hoje já é aplicado em sistemas convencionais com conversor de torque.

    A diferença, nestes casos, é que o câmbio já é projetado para receber esse recurso, e possui bombas hidráulicas especiais que continuam funcionando mesmo com o sistema em neutro.

    Continua após a publicidade

    Colocar seu carro automático em neutro em altas velocidades, entretanto, pode acarretar em sérios danos na caixa e em outros elementos da transmissão.

    Tem outras dúvidas? Envie sua pergunta para correiotecnico@abril.com.br!

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.