Usar a posição N dos carros automáticos em descidas é bom ou ruim?

Câmbio do BMW 125i modelo 2013 Rodar com o câmbio em N? Mau negócio!

Rodar com o câmbio em N? Mau negócio!  (/)

Algumas pessoas ainda usam o ponto morto em descidas longas para economizar combustível. Se isso for feito em um carro automático, com o câmbio na posição N, pode danificar o veículo? –  André Marçal Guerreiro, São Bernardo do Campo (SP)

Para começar, não é verdade que carro na banguela gasta menos. Isso foi fato no passado, quando os veículos tinham carburador. Nos motores com injeção eletrônica, o combustível é cortado quando o carro desce uma ladeira engatado, pois o movimento das rodas já aciona os cilindros. Se o motorista desengatar o veículo na descida, a injeção tem de funcionar para manter o motor girando. Quanto ao risco de danos de trafegar com a transmissão automática na posição N, ele existe. Nesse caso, a bomba hidráulica de fluido da caixa de câmbio vai trabalhar com uma rotação baixa, o que não é ideal para a correta lubrificação dos componentes internos. Segundo Gerson Burin, coordenador técnico do Cesvi Brasil, isso acontece porque a rotação da bomba interna de óleo é garantida pela rotação do motor do veículo. O correto é sempre manter o veículo engatado ao descer uma rampa: é melhor para a segurança e melhor para o consumo.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

  1. á ouvi de tudo e das mais variadas babaquices.
    Mecânico metido a Expert e querendo dar uma de doutor.
    ANDAR NO “N” NÃO ESTRAGA NADA !!!
    Tenho uma Touareg V8 e faço isso desde que comprei e nunca deu e nunca vai dar problema.
    Vai dar problema para o bando de ladrões da Petrobrás e para a máfia dos cartéis dos postos de gasolina , pois a economia é muito grande !
    Outra coisa , na hora de desengatar e engatar a marcha eu não acelero e somente toco levemente um pouquinho no freio como se fosse a embreagem.
    O sistema não vai engatar a Primeira marcha NÃO ! Vai sim fazer a leitura da velocidade e engatar a marcha necessária e compatível com a velocidade.
    Verifique sempre o óleo da caixa e…

    Boa viagem !!!

  2. já ouvi de tudo e das mais variadas babaquices.
    Mecânico metido a Expert e querendo dar uma de doutor.
    ANDAR NO “N” NÃO ESTRAGA NADA !!!
    Tenho uma Touareg V8 e faço isso desde que comprei e nunca deu e nunca vai dar problema.
    Vai dar problema para o bando de ladrões da Petrobrás e para a máfia dos cartéis dos postos de gasolina , pois a economia é muito grande !
    Outra coisa , na hora de desengatar e engatar a marcha eu não acelero e somente toco levemente um pouquinho no freio como se fosse a embreagem.
    O sistema não vai engatar a Primeira marcha NÃO ! Vai sim fazer a leitura da velocidade e engatar a marcha necessária e compatível com a velocidade.
    Verifique sempre o óleo da caixa e…

    Boa viagem !!!