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Correio Técnico: usar rodas maiores afeta consumo e estabilidade?

Trocar os aros acarreta diferentes impactos na dinâmica do veículo

Por Rodrigo Ribeiro - Atualizado em 28 ago 2019, 19h54 - Publicado em 27 ago 2019, 14h41
Chevrolet Chevette modificado com rodas maiores do que as originais Weber Padua/Quatro Rodas

Colocar rodas maiores aumenta o consumo? Fazer isso melhora a estabilidade do carro? – Sérgio Leone, por e-mail

A resposta para ambas as questões é “depende”. Se as rodas maiores receberem um pneu com o mesmo perfil do anterior, o diâmetro do conjunto será maior.

Isso fará com que a relação de marcha seja alongada, o que pode resultar em uma pequena melhora no consumo por conta do motor funcionando em rotações menores – mas as acelerações ficarão piores na mesma proporção.

O velocímetro será descalibrado e tanto o ABS quanto os controles de tração e estabilidade podem ser afetados.

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Rodas maiores também são mais pesadas e geralmente exigem pneus mais largos, situações que aumentam o consumo de combustível.

Já a alteração na estabilidade é relativa. Por um lado, pneus de perfil baixo se deformam menos em curvas e permitem melhor aderência e menor transferência de peso lateral; por outro, o conjunto mais pesado também aumenta a massa não suspensa.

Esse peso inclui os freios e não é controlado pela suspensão. Por conta disso, caso ele seja elevado, a dinâmica do carro será prejudicada.

Moleza favorável

Os pneus da Fórmula 1 têm lateral flexível Reprodução/Internet

Atualmente a Fórmula 1 usa pequenas rodas de 13″, com pneus de 30,5 cm de largura na dianteira e 40,5 cm na traseira.

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Como os compostos possuem perfil elevado, as equipes usam essa característica para compensar a suspensão mais dura.

A borracha lateral se torna um elemento elástico, e ajuda a absorver os impactos contra a zebra e ondulações antes do choque chegar aos braços da suspensão.

A categoria, porém, irá passar por alterações profundas na temporada de 2021. As mudanças incluem o uso de rodas maiores (18″) e, consequentemente, pneus de perfil menor.

Essa modificação vai exigir uma nova engenharia da suspensão, que terá que ser mais macia.

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Tem outras dúvidas? Envie sua pergunta para correiotecnico@abril.com.br!

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