Correio Técnico: usar rodas maiores afeta consumo e estabilidade?

Trocar os aros acarreta diferentes impactos na dinâmica do veículo

Chevrolet Chevette modificado com rodas maiores do que as originais

Chevrolet Chevette modificado com rodas maiores do que as originais (Weber Padua/Quatro Rodas)

Colocar rodas maiores aumenta o consumo? Fazer isso melhora a estabilidade do carro? – Sérgio Leone, por e-mail

A resposta para ambas as questões é “depende”. Se as rodas maiores receberem um pneu com o mesmo perfil do anterior, o diâmetro do conjunto será maior.

Isso fará com que a relação de marcha seja alongada, o que pode resultar em uma pequena melhora no consumo por conta do motor funcionando em rotações menores – mas as acelerações ficarão piores na mesma proporção.

O velocímetro será descalibrado e tanto o ABS quanto os controles de tração e estabilidade podem ser afetados.

Rodas maiores também são mais pesadas e geralmente exigem pneus mais largos, situações que aumentam o consumo de combustível.

Já a alteração na estabilidade é relativa. Por um lado, pneus de perfil baixo se deformam menos em curvas e permitem melhor aderência e menor transferência de peso lateral; por outro, o conjunto mais pesado também aumenta a massa não suspensa.

Esse peso inclui os freios e não é controlado pela suspensão. Por conta disso, caso ele seja elevado, a dinâmica do carro será prejudicada.

Moleza favorável

Os pneus da Fórmula 1 têm lateral flexível

Os pneus da Fórmula 1 têm lateral flexível (Reprodução/Internet)

Atualmente a Fórmula 1 usa pequenas rodas de 13″, com pneus de 30,5 cm de largura na dianteira e 40,5 cm na traseira.

Como os compostos possuem perfil elevado, as equipes usam essa característica para compensar a suspensão mais dura.

A borracha lateral se torna um elemento elástico, e ajuda a absorver os impactos contra a zebra e ondulações antes do choque chegar aos braços da suspensão.

A categoria, porém, irá passar por alterações profundas na temporada de 2021. As mudanças incluem o uso de rodas maiores (18″) e, consequentemente, pneus de perfil menor.

Essa modificação vai exigir uma nova engenharia da suspensão, que terá que ser mais macia.

Tem outras dúvidas? Envie sua pergunta para correiotecnico@abril.com.br!

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