Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Correio Técnico: por que carga rápida de carro elétrico nunca atinge 100%?

Entenda a razão de os carregamentos rápidos em automóveis elétricos ficarem sempre restritos a 80% da capacidade da bateria

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 1 jul 2021, 17h10 - Publicado em 11 mar 2019, 07h00
recarga
A carga rápida está lentamente crescendo no Brasil (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Por que a carga rápida de automóveis elétricos é veloz somente até atingir os 80%? Bianca Casarini, Florianópolis (SC)

É para proteger as baterias de íon-lítio. Para se ter uma ideia, é como tentar encher um copo com uma torneira de alta pressão sem derrubar nenhuma gota de água para fora.

O funcionamento básico dos carregadores é o mesmo, independentemente se ele é convencional ou rápido, e isso inclui a velocidade de recarga variável.

Baterias de íon-lítio geram muito calor, algo que foi resolvido pelos cientistas
A maioria dos veículos elétricos, como o I-Pace, têm refrigeração independente para as baterias (Divulgação/Jaguar)
Continua após a publicidade

O sistema aumenta a corrente elétrica aos poucos até um limite pré-programado, e o mantém pela maior parte do tempo.

No entanto, quando ele se aproxima da capacidade máxima (geralmente próximo dos 80%), o controlador passa a reduzir gradualmente a quantidade de energia que vai para o acumulador para evitar danos nas baterias.

BMW i3 Rio de Janeiro São Paulo (10)
Os carregadores rápidos “conversam” com o carro para manter o controle de carga e temperatura (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

O motivo é que o íon-lítio requer mais corrente para armazenar eletricidade quando está próximo de sua capacidade máxima.

Como isso pode gerar sobrecarga – algo crítico nesse tipo de bateria –, um sistema de proteção reduz o fluxo de energia, aumentando o tempo necessário para chegar a 100%.

Esquenta e esfria

Outra limitação do processo de recarga rápida é o aquecimento dos fios. Por isso, empresas já desenvolveram até aparelhos com refrigeração dos cabos por líquido.

Continua após a publicidade

As baterias também se aquecem no processo, e podem até acionar o ar-condicionado do carro (ou um climatizador próprio) para manter as células em uma temperatura adequada.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.