Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Carro com transmissão automática ou automatizada pega no tranco?

A pressurização do óleo desse tipo de caixa é feita de forma mecânica de acordo com a rotação do motor

Por Da Redação Atualizado em 11 Maio 2021, 15h57 - Publicado em 6 jun 2018, 18h47
transmissão automatizada
No automatizado até dá para ligar no tranco, mas só se tiver bateria Divulgação/Internet

Carro com transmissão automática pega no tranco? E se for a automatizada? – Gabriel Ferreira Veloso, São Luís (MA)

Os veículos equipados com câmbio automático não têm como ser acionados “no tranco”, segundo o jargão de mecaniquês.

No caso de uma falha da bateria, a manobra consiste em um empurrão externo para girar as engrenagens do propulsor e assim dar partida, sem o uso do motor de arranque.

Apesar de não ser recomendada para nenhum tipo de automóvel, já que a manobra é perigosa e pode provocar danos, só é possível executar em carros manuais, com embreagem.

cambio
Ford Mustang tem câmbio automáticoa de dez marchas Christian Castanho/Quatro Rodas

Quanto às caixas automáticas, sua pressurização de óleo é realizada de forma mecânica, de acordo com a rotação do motor.

Continua após a publicidade

Quando o trem de força está desligado, não é possível fazer o acoplamento das marchas.

Já os automatizados de uma só embreagem, segundo a FCA, até conseguiriam ligar no tranco, pois seu funcionamento é muito próximo ao de veículos manuais.

Porém, esse sistema de câmbio em geral usa fluido pressurizado por bombas elétricas para atuar nas engrenagens.

Câmbio Tiptronic automático
Câmbio automático Tiptronic de oito marchas do Audi RS7 Divulgação/Audi

Se não houver energia na bateria, como ocorre no tipo de falha mais comum nessa situação, o conjunto não consegue acionar a embreagem e engatar a marcha.

Vale ressaltar: ao recorrer ao tranco para ligar um automóvel, é possível provocar danos severos ao catalisador, à transmissão e até o rompimento da correia dentada.

Continua após a publicidade

Publicidade