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Carro com transmissão automática ou automatizada pega no tranco?

A pressurização do óleo desse tipo de caixa é feita de forma mecânica de acordo com a rotação do motor

Por Da Redação - Atualizado em 6 jun 2018, 18h48 - Publicado em 6 jun 2018, 18h47
transmissão automatizada
No automatizado até dá para ligar no tranco, mas só se tiver bateria Divulgação/Internet

Carro com transmissão automática pega no tranco? E se for a automatizada? – Gabriel Ferreira Veloso, São Luís (MA)

Os veículos equipados com câmbio automático não têm como ser acionados “no tranco”, segundo o jargão de mecaniquês.

No caso de uma falha da bateria, a manobra consiste em um empurrão externo para girar as engrenagens do propulsor e assim dar partida, sem o uso do motor de arranque.

Apesar de não ser recomendada para nenhum tipo de automóvel, já que a manobra é perigosa e pode provocar danos, só é possível executar em carros manuais, com embreagem.

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Ford Mustang tem câmbio automáticoa de dez marchas Christian Castanho/Quatro Rodas

Quanto às caixas automáticas, sua pressurização de óleo é realizada de forma mecânica, de acordo com a rotação do motor.

Quando o trem de força está desligado, não é possível fazer o acoplamento das marchas.

Já os automatizados de uma só embreagem, segundo a FCA, até conseguiriam ligar no tranco, pois seu funcionamento é muito próximo ao de veículos manuais.

Porém, esse sistema de câmbio em geral usa fluido pressurizado por bombas elétricas para atuar nas engrenagens.

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Câmbio Tiptronic automático
Câmbio automático Tiptronic de oito marchas do Audi RS7 Divulgação/Audi

Se não houver energia na bateria, como ocorre no tipo de falha mais comum nessa situação, o conjunto não consegue acionar a embreagem e engatar a marcha.

Vale ressaltar: ao recorrer ao tranco para ligar um automóvel, é possível provocar danos severos ao catalisador, à transmissão e até o rompimento da correia dentada.

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