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Conheça as 20 estradas que mais matam no Brasil

MG, RJ e SP têm as rodovias federais que mais fizeram vítimas em 2012

Por Marco Prates, de Exame.com
Atualizado em 22 abr 2021, 16h55 - Publicado em 17 out 2013, 10h50

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Os paulistas costumam dizer que a BR-116 – conhecida como Régis Bittencourt, na parte mais movimentada – é a “Rodovia da Morte”. Os mineiros, por sua vez, dão este nome à BR-381. Os fluminenses, vez por outra, dizem que rodovia da morte mesmo é a BR-101 no territóRio do Rio de Janeiro .

Ninguém está errado: entre as rodovias federais, as três estão entre as que mais registraram mortes em 2012, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.

Como as três, outras 17 rodovias atingiram mais de 100 óbitos no ano passado, considerando a extensão delas dentro de cada estado.

Embora não se analise aqui os motivos que tornam cada uma delas perigosa, não há muitos segredos, segundo a PRF: as estradas que matam mais são mais movimentadas e passam por trechos urbanos. Grande parte das vítimas são atropeladas.

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Mas ingestão de álcool por parte de motoristas, imprudência, pistas com curvas perigosas, além de malconservadas e projetos ruins também estão entre os responsáveis pelas mais de 8,4 mil vítimas nas estradas federais em 2012.

Por ano no Brasil, mais de 42 mil pessoas perdem a vida no trânsito . Nesta conta, estão também os acidentes urbanos e ocorridos em rodovias estaduais.

Levantamento feito por EXAME.com com os dados da PRF mostra ainda o quão letal essas pistas realmente são considerando sua extensão em cada estado, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit ).

Por exemplo, embora a BR-381 em MG mate mais que a BR-116 em SP , ela é também mais extensa: por isso, uma pessoa morreu a cada 3,5 quilômetros de suas pistas em 2012. Já na Régis Bittencourt, houve uma vítima a cada 2,2 quilômetros.

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Confira o ranking:

Posição Nome da rodovia Extensão Acidentes Feridos Mortes Mortes/km em 2012

1 BR-381 (Minas Gerais) 956,6 km 10.099 4.823 269 3,5 2 BR-101 (Rio de Janeiro) 602,1 km 6.036 2.600 254 2,3 3 BR-116 (São Paulo) 534,6 km 10.156 3.854 235 2,2 4 BR-277 (Paraná) 781,9 km 5.246 3.141 235 3,3 5 BR-101 (Bahia) 956,3 km 2.645 1.877 231 4,1 6 BR-116 (Bahia) 974,6 km 2.737 1.532 229 4,2 7 BR-040 (Minas Gerais) 841,5 km 5.184 3.205 218 3,8 8 BR-101 (Santa Catarina) 471,3 km 9.030 4.804 188 2,5 9 BR-101 (Espírito Santo) 463,8 km 5.075 2.479 185 2,5 10 BR-116 (Minas Gerais) 818,1 km 2.537 1.886 182 4,5 11 BR-376 (Paraná) 680,6 km 5.159 2.716 173 3,9 12 BR-116 (Rio de Janeiro) 349,6 km 5.532 1.764 141 2,4 13 BR-262 (Minas Gerais) 892,2 km 2.180 1.499 137 6,5 14 BR-153 (Goiás) 703,6 km 2.583 1.577 136 5,1 15 BR-364 (Rondônia) 1.110,7 km 2.779 2.094 133 8,3 16 BR-230 (Paraíba) 521,8 km 2.844 1.670 129 4,0 17 BR-232 (Pernambuco) 563,7 km 1.874 1.277 125 4,5 18 BR-470 (Santa Catarina) 359,1 km 2.983 1.806 116 3,1 19 BR-282 (Santa Catarina) 680,6 km 3.217 2.050 114 5,9 20 BR-153 (Tocantins) 799,3 km 990 850 101 7,9

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