Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Correio Técnico: Como funciona o sensor de pressão dos pneus?

Equipamento fica alojado na parte interna das rodas, às vezes como parte do bico de calibragem. Recurso requer atenção ao fazer manutenção e rodízio

Por Da Redação
Atualizado em 11 Maio 2021, 15h06 - Publicado em 14 jun 2018, 16h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • sensor de pressão dos pneus
    Os sensores transmitem as informações de cada pneu por meio de radiofrequência (Acervo/Quatro Rodas)

    Como funciona o sensor de pressão dos pneus no caso de trocar a roda de posição? – Carlos Henrique Rodrigues Pereira – Rio de Janeiro (RJ)

    Publicidade

    Os sensores de pressão e temperatura do sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS, Tire Pressure Monitoring System) funcionam pela transmissão de informações feitas por radiofrequência (315 kHz ou 433 kHz, em geral).

    Publicidade

    Eles vêm de fábrica montados na roda, dentro do pneu, ou, no caso de produtos do mercado paralelo, instalados no bico do pneu.

    Continua após a publicidade

    No rodízio, normalmente se reprograma o equipamento quando um sensor troca de posição, porém modelos mais sofisticados já conseguem detectar o giro e o lado, atualizando automaticamente o sistema.

    Publicidade

    A vida útil da bateria desses sensores varia, mas pode chegar a mais de dez anos em modelos de última geração.

    Sensor de monitoramento de pressão do pneu
    O sensor de pressão requer cuidado na troca dos pneus para evitar quebras (Ivan Shupikov/Quatro Rodas)

    Por conta de seu posicionamento, esse tipo de sensor requer um cuidado especial na hora de trocar o pneu do veículo.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    As pesadas ferramentas usadas para esse procedimento podem quebrar o delicado mecanismo do sistema.

    Solução barata

    Uma outra maneira de monitorar a pressão dos pneus é por meio de um sistema passivo.

    Publicidade

    Ele não necessita do uso de novos sensores e pode, em teoria, ser adotado na maioria dos modelos modernos que possuem ABS.

    Isso é possível porque o ABS (e o controle de estabilidade, quando equipado) exige que cada roda tenha um sensor de rotação, o que permite medir a velocidade individual de cada pneu.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Pneu murcho do Honda Fit LX
    Pneu murcho tem perímetro menor – e gira mais rápido que um igual calibrado corretamente (Flavio Bari/Quatro Rodas)

    Ao saber a velocidade do pneu, é possível monitorar seu perímetro. Quatro pneus de perímetro igual, em linha reta, devem ter a mesma velocidade.

    Só que, caso a pressão abaixe, o perímetro de um determinado pneu irá diminuir, o que fará com que a velocidade desse pneu aumente.

    Quando isso ocorre, o computador de bordo avisa que aquele pneu está com pressão baixa, por meio de um aviso no painel e um alerta sonoro.

    Continua após a publicidade
    Interior Volkswagen Golf Plus
    O sistema passivo exige que o condutor aperte um botão no painel (SET) após calibrar os quatro pneus corretamente (Divulgação/Volkswagen)

    Apesar de barato, esse sistema tem duas desvantagens: ele não consegue medir a pressão exata de cada pneu e precisa que, no primeiro uso, o motorista calibre os quatro pneus corretamente.

    Só então é feita a programação do sistema, fazendo o ajuste de correção do perímetro por meio de um botão.

    Sem medo de erro

    Alguns modelos da Nissan (vendidos em outros mercados) contam com uma variação curiosa do sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

    O dispositivo, chamado de Easy Fill, emite um aviso sonoro de dentro da cabine quando o pneu atingiu a pressão correta durante a calibragem.

    Assim, se você colocou a pressão indicada pelo manual do proprietário na bomba de ar e ela parou de encher o pneu antes do carro avisar, é porque ela está descalibrada.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.