Como funciona o sensor que detecta a presença de passageiros?
Ele não serve apenas para disparar o alarme de cinto de segurança. Entenda
Como funciona o sensor de presença que existe no Hyundai Elantra, que reconhece a presença do ocupante? – Francisco Carlos Leal Santos, Salvador (BA)
O Passenger Presence Detector (PPD) que existe nos modelos da Hyundai e de outras marcas nada mais é que uma manta sob o estofamento do banco que detecta pressão de um passageiro no assento por meio de sensores. O PPD destina-se a desativar o inflamento do airbag e o tensionamento do cinto de segurança em caso de acidente, quando não há o ocupante no banco do passageiro. Com isso reduz-se o custo dos reparos depois de uma colisão.
LEIA MAIS:
>> Para que servem as peças plásticas na frente das rodas do Corolla?
>> Baixa estatura pode causar riscos na abertura dos airbags?
>> Todas as dúvidas de Correio Técnico respondidas pela QUATRO RODAS
Por ser um sistema que detecta carga no banco, recomenda-se que na ausência de passageiro o banco não seja utilizado para acomodar cargas, para evitar abertura desnecessária do airbag. Outro sistema utilizado para desativar o airbag do passageiro é aquele no qual se insere a chave de ignição e desliga-se manualmente o equipamento, comum em veículos vendidos no Brasil. Há ainda alguns que permitem desativar o airbag pelo computador de bordo.