Como é calculado o volume de um porta-malas?

Porta-malas Porta-malas

Porta-malas (/)

Como é calculado o volume oficial do porta-malas? – Debora Carvalho, Rio de Janeiro (RJ)

O volume do porta-malas de um veículo é regulado pela norma internacional ISO 3832. Francisco Satkunas, engenheiro da SAE Brasil, explica que, para calculá-lo, o departamento de engenharia de uma montadora coloca o máximo de cubos de madeira ou isopor de tamanho 20 x 10 x 5 cm no porta-malas. Cada um deles equivale a 1 dm³ ou 1 litro. Enche-se o espaço de carga até conseguir fechar o porta-malas sem problemas. Contando-se os cubos colocados, temos assim o volume oficial do porta-malas em litros.

Em modelos como um SUV, os cubos vão só até a altura dos vidros. Quando os fábricantes divulgam o volume com os bancos rebatidos, a regra é encaixar os cubos até o teto. A capacidade da caçamba de picapes é mais simples de ser medida: os técnicos põem uma lona no seu interior e enchem tudo com água.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s