Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Câmbio em baixa

Proprietários do ix35 reclamam das falhas na caixa manual e automática

Por Waldez Carmo Amorim | foto: Christian Castanho
Atualizado em 22 abr 2021, 14h42 - Publicado em 26 nov 2012, 10h10
auto-defesa

Ruídos estranhos no câmbio já são suficientes para deixar incomodado qualquer dono de SUV, mas imagine sua irritação quando ele fica parado na rua porque não consegue engatar as marchas. Isso tem acontecido com alguns proprietários de Hyundai ix35, como o industrial José do Carmo Carneiro Cardoso, de São Paulo. “Numa viagem escutei um barulho no câmbio e o carro ficou sem tração. A concessionária disse que a carcaça da caixa de marchas sofreu fadiga e quebrou. A peça levou 65 dias para chegar, mas a autorizada só me ligou depois de 90 dias”, diz.

Tão ruim quanto aguardar várias semanas pelo conserto é levar o veículo à oficina algumas vezes e voltar com o defeito, como a advogada Isabella Marar Santoyo, de São Paulo (SP), dona de um ix35 2011 4×2 manual. “Os trancos nas trocas de marcha ocorrem desde que comprei o carro. O mais forte é o da primeira para a segunda. Levei-o seis vezes à oficina e nunca resolveram nada”, afirma Isabella.

E não são só os modelos manuais que sofrem com isso.Valmir de OliveiraThomaz, de Cachoeiro de Itapemirim (ES), tem um ix35 2010 4×2 automático e diz que já enfrentou a mesma situação. “Estava viajando quando ele perdeu tração e o câmbio parou de funcionar. O conserto levou quase dois meses”, diz.

Além de cinco casos apurados pela nossa reportagem, encontramos outros sete no site Reclame Aqui, quatro ix35 manuais e três automáticos. Segundo Marco Túlio Starling, presidente da rede BH de oficinas, de Belo Horizonte (MG), o defeito ocorre desde a chegada do Tucson, pelo fato de os dois terem o mesmo câmbio. “No manual, o problema ocorre principalmente por uma falha de usinagem no garfo seletor das marchas”, explica Marco Túlio. “Já na versão automática, o defeito estaria no solenoide de pressão, que não manda lubrificação suficiente para travar a marcha necessária, que acaba por escapar ou nem sequer é engatada.”

O POVO RECLAMA

“Tenho problemas para usar algumas marchas, que não entram desde que o carro foi comprado. Na concessionária não resolvem o defeito.”

Meyer Nigri, empresário, rio de Janeiro (RJ), dono de um ix35 2011 automático.

“Meu carro tem dificuldades de arrancar e de trocar
as marchas, parece que o motor afoga.
A concessionária admite a falha, mas não sabe o que fazer.”

Renato Motta Bechtold, empresário, ponta Grossa (PR), dono de um ix35 2010 manual.

RESPOSTA

Até o fechamento desta edição, a Hyundai não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

CONTE-NOS O SEU PROBLEMA

Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados?

Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.