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BMW 320i sofre com durabilidade curta das pastilhas de freio

Pastilhas traseiras com desgaste acentuado geram reclamações, trocas e comunicado da BMW

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 13 mar 2024, 13h16 - Publicado em 13 mar 2024, 07h15
BMW 320I
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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As rodas dianteiras são responsáveis por mais de 80% da frenagem de um veículo, mas proprietários de BMW 320i (G20) estão incomodados com o desgaste acentuado nas rodas traseiras, como relata o representante comercial Raphael Curan Peterso, de São Paulo (SP), dono de um 320i M 2020.

“Os freios começaram a assobiar e acendeu o aviso no painel solicitando a troca das pastilhas traseiras, mesmo com uma quilometragem baixa”, diz Raphael. “Pesquisei nos grupos de proprietários de BMW e percebi que o problema era comum”, lembra. Na concessionária, lhe pediram que deixasse o carro para ser avaliado. E, depois de uma semana, trocaram as pastilhas em garantia.

Outro motorista que tomou conhecimento da falha pelo grupo de proprietários foi o engenheiro Marcelo Ventura, de Belo Horizonte (MG), dono de um modelo 320 2019. “Observei que o material de desgaste estava muito fino. Além disso, na revisão disseram que eu teria de trocar as peças em breve, pois estavam muito desgastadas”, conta Marcelo.

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BMW G20 Brakes
Alerta prematuro no painel surpreende os motoristas (Divulgação/Quatro Rodas)

A fábrica emitiu a “solução de serviço” P-34-200008133444532-01, no dia 27/07/2021, alertando para o “desgaste prematuro das pastilhas do travão, eixo traseiro. Produção de veículos de janeiro de 2020 até julho de 2021” (assim mesmo, em português de Portugal, com “travão”, em vez de freio). O comunicado informa ainda que os veículos afetados são G20, G21, G22 e G23 e, na parte descrita como causa, a falha ocorre devido à “composição do material das pastilhas do travão traseiro”. Além disso, as novas pastilhas estariam disponíveis a partir de agosto de 2021.

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A BMW do Brasil afirma que o sistema de freios recebe assistência de diferentes sistemas de segurança e conforto e, dessa forma, o desgaste das pastilhas sofre grande influência em relação ao modo de condução do veículo e, especificamente nos Série 3 (G20), foi identificado em um determinado lote a oportunidade de melhoria na composição das pastilhas, visando o aumento na durabilidade e mantendo a eficiência de frenagem e segurança. A melhoria foi implementada em agosto de 2021 nos modelos novos do BMW Série 3 (G20).

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O povo reclama

“Existe, sim, um desgaste prematuro nas G20, há um tempo atrás a concessionária estava trocando sem custos. Vale a pena verificar. Faz um post no grupo lá que com certeza aparecerão os donos que tiveram uma solução.”
Mensagem editada de um membro do grupo fórum BMW-Brasil do Facebook

“Tenho uma 320i g20 20/20. Está com 13.700 km e uso de maneira cuidadosa. Apareceu uma mensagem para substituição das pastilhas de freio traseiras nos próximos 2.000 km. Ou seja, trocá-las com aproximadamente 15.000 km. Achei muito estranho pela baixa durabilidade, mesmo fazendo uso cuidadoso do carro. Alguém passou por isso ou conhece tecnicamente do assunto?”
Mensagem de um membro do grupo fórum BMW-Brasil do Facebook

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