As placas dianteiras e traseiras dos carros podem ser trocadas de lugar?
As novas placas no padrão Mercosul trazem várias informações e detalhes extras, mas a conformidade com tais aspectos importa mais que a posição delas
Rafael Palazolo Regis, São Paulo (SP)
Tanto as placas dianteiras quanto as traseiras são iguais. Ambas possuem os caracteres alfanuméricos, assim como o QR Code de identificação do qual é possível pesquisar se tal placa está ativa ou inativa.
De acordo com o Detran-SP, não existe ordem determinada de instalação das placas do carro desde que ambas estejam instaladas de acordo com as normas. Contudo, é possível consultar a posição exata de cada placa usando seu QR code.
Consulta de placa dianteira e traseira
O código de verificação do QR code da placa permite acessar as informações do carro de forma gratuita.
Isso porque as placas Mercosul têm um QR code que permite verificar, por exemplo, se a placa é original e qual empresa a fabricou e a estampou. É uma estratégia que substitui os antigos lacres. Para fazer essa verificação é necessário baixar o app Vio, que fará a leitura do código de verificação.
Com o código de verificação e a placa, basta acessar uma página específica do site do Senatran. A página seguinte apresentará dados básicos do carro e informações da placa, como a data de fabricação e também a posição correta desta placa: se é a placa dianteira ou se é a placa traseira.