Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como lavar o carro em casa do jeito certo para não prejudicar a pintura

Limpeza do carro deve ser feita com periodicidade e pode ser realizada pelo próprio dono, desde que siga alguns cuidados

Por Fernando Miragaya
Atualizado em 31 ago 2024, 07h18 - Publicado em 30 ago 2024, 11h00
Car Care Auto serviço
Além de econômico, lavar o carro pode ser um passatempo muito agradável (Fabio Black / Midjourney/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Dizem que beleza não põe mesa, mas no caso de automóveis põe um banquete. Cuidar da estética não só valoriza o carro em uma futura revenda como também preserva a carroceria e o acabamento interno. Nessa missão de manter o veículo sempre limpo, o que não faltam são dicas e produtos.

Além disso, para muitos motoristas, esses procedimentos de limpeza são quase uma terapia. Sabadão, acorda cedo, liga o som do automóvel e começa a lavagem. Para outros, pode ser uma forma de economizar e ter a segurança de fazer do jeito correto e com os produtos de sua preferência.

Aqui vamos ajudar você a limpar o carro – mesmo que de forma remota. São dicas de como, quando e onde fazer a higiene regular do automóvel.

Com que frequência lavar o carro?

Lavagem automotiva

Precisa limpar o carro todo sabadão? Sim, é recomendável fazer a limpeza uma vez por semana, especialmente da carroceria. Claro, isso se o carro não estiver mais exposto que o normal, como no caso de veículos que trafegam em estradas de terra ou rodam diariamente ou mesmo que passam a noite ao relento.

“O tempo entre cada limpeza vai depender da utilização do veículo. Se não tem necessidade de uma limpeza mais pesada, pode fazer semanalmente, para manter a pintura no seu estado de brilho e de proteção”, explica Anderson Goetten, CEO da APG, representante da Meguiar’s, a tal marca de produtos que acaba de retornar ao mercado brasileiro.

Continua após a publicidade

Vai lavar o carro? Procure uma sombra

Aquela velha dica de lavar o carro na sombra continua sendo primordial. Se possível, em ambientes fechados e bem iluminados, como garagens. Se antes de lavar o automóvel estava numa área descoberta em um sol de rachar, leve o veículo para a sombra e aguarde uns dez minutos para a carroceria esfriar.

“A exposição ao sol e à lataria quente faz com que a água evapore rapidamente, deixando manchas na pintura e nos vidros”, alerta Igor Raphaellí, diretor de desenvolvimento da LuxCar, empresa especializada em produtos para estética automotiva.

A sequência certa de lavagem do carro

Lavagem
Lavar ajuda a conservar o estado original da pintura (Divulgação/Quatro Rodas)

A lavagem da carroceria deve ser como se toma banho. Em geral, de cima para baixo. No carro, divida a limpeza em seções: teto, vidros e capô; parte superior das portas, grade e porta-malas; parte inferior das portas e saia.

Ou seja, inicie a limpeza pelo teto e vá descendo. Deixe por último as partes mais baixas da lataria, os para–choques, as rodas e os pneus.

Como lavar o carro do jeito certo?

cera

Continua após a publicidade

Na lataria, o ideal é usar xampus e esponjas específicos para uso automotivo, facilmente encontrados no e-commerce, em lojas especializadas e até em supermercados. Antes, jogue água em todo o carro para tirar o excesso de sujeira. No caso de pistolas com jatos de água, dê uma distância de mais ou menos 1 metro para a superfície do veículo. Jatos muito fortes e próximos em contato com sujeira podem danificar a pintura.

Depois, misture o xampu em um balde com água conforme as recomendações e quantidades descritas na embalagem. Aplique a esponja bastante encharcada com a solução na carroceria em movimentos circulares. Tenha sempre perto uma torneira ou um outro balde para tirar a sujeira da esponja antes de mergulhá-la novamente na mistura do sabão.

Depois, jogue bastante água para retirar o xampu, sempre começando pelo teto do carro, e não deixe-o secando, mesmo na sombra. “Após a lavagem, seque o veículo imediatamente para evitar manchas de água, com panos de microfibra, que são absorventes e não riscam a pintura”, ressalta Igor Raphaellí.

Como limpar os vidros do carro?

Glaco Wipe On

Continua após a publicidade

Antes de mais nada, use uma esponja diferente da usada na carroceria para fazer a limpeza das janelas. Na parte externa, a dica é aplicar limpa-vidros automotivos, de preferência os com removedor de manchas, depois enxágue bem e seque.

Por dentro, pode-se usar também o limpa-vidros. Procure por produtos com propriedades antiembaçantes. Fique atento aos rótulos para evitar substâncias abrasivas, especialmente na janela traseira, para não danificar os filamentos do desembaçador.

O drama de secar os vidros corretamente, sem deixar manchas, pode ser solucionado na secagem. A sugestão é sempre usar um pano de microfibra macio e limpo. O que facilitará, inclusive, futuras limpezas de janelas.

“Se utilizar o produto de limpeza de vidros correto e um pano de microfibra, não vão ficar manchas ou partes embaçadas. Mas precisa ser uma microfibra de qualidade e o produto adequado. Depois, a manutenção fica mais fácil”, explica Anderson, da Meguiar’s.

Outra dica interessante é a aplicação de um cristalizador ou produtos à base de cerâmica nos vidros após a limpeza. Eles ajudam a repelir a água da chuva e a evitar manchas.

Continua após a publicidade

Como limpar o carro por dentro?

Aspirador no porta-malas do Honda Odyssey

A limpeza da cabine começa com uma flanela seca para remover o excesso de poeira do teto, painéis e outros acabamentos. Retire os tapetes, lave-os com sabão específico e deixe-os secando à sombra – o sol degrada e resseca a borracha.

Hora de ligar o aspirador de pó e passar suavemente sobre os bancos de tecido e depois sobre o assoalho. Aplique pano úmido com mistura de água e sabão neutro, sem encharcar, ou soluções para tecidos em forma de spray – se os tapetes retirados forem de carpete, realize o mesmo procedimento.

No caso do couro, é preciso fazer a limpeza com produtos não abrasivos. Porém, o revestimento (seja sintético ou animal) pede hidratação regular a cada um mês – mas com substância para esse fim, nada de usar hidratante corporal ou outros produtos milagrosos.

Nas partes plásticas, use substâncias com propriedades de proteção contra raios UV, sem emplastrar, apenas umedecendo o pano. E cuidado com as peças cromadas e em preto brilhante, que também pedem produtos não abrasivos, pois podem tirar o brilho e riscar tais superfícies.

Continua após a publicidade

Já a central multimídia deve ser limpa com um pano de microfibra. Depois de retirar o pó, pode-se aplicar um limpa-telas, como os usados para limpar televisores, monitores de vídeo e smartphones.

Como limpar os pneus do carro?

Pneu com a aplicação do produto Outlast Tire Glaze
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Dê preferência às escovas com cerdas macias ou destinadas à limpeza de pneus para lavar as borrachas – também existem escovas especiais e menores para limpar as frestas dos aros das rodas para evitar deixar riscos. Nada de sabões ou soluções com fórmulas derivadas do petróleo nessa hora.

Aquele pretinho para os pneus também é recomendado, mas use-o com moderação e com uma esponja só para esse serviço.

Qual cera usar na lataria do carro?

cera

As ceras também devem ser utilizadas com parcimônia. Após cada lavagem, aplique uma cera líquida, com um pano limpo e indicado para tal procedimento, é importante para criar um filme protetor, que vai ajudar a repelir água e outros resíduos.

Existem ceras líquidas, inclusive, que podem ser aplicadas com o carro ainda molhado. No caso do polimento, só é aconselhável a cada seis meses ou até mais, já que são feitos com ceras que contêm abrasivos.

O que é coating cerâmico?

É uma espécie de camada sólida à base de sílica cristalizada que pode ser aplicada na superfície da carroceria. O produto promete uma espécie de proteção autolimpante, que vai facilitar as próximas lavagens da carroceria.

“O coating cerâmico pode ser feito a cada dois anos. Ele evita que a superfície retenha tanta sujeira e faz com que a água escorra mais facilmente. Se por acaso sujou parte da carroceria depois de aplicar o produto, basta jogar uma água corrente e já vai limpar”, explica Anderson Goetten.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.