Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Airbags possuem prazo de validade?

Não existe consenso entre os fabricantes; algumas dizem que seus airbags jamais precisam ser substituidos ou passar por revisão

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 Maio 2021, 10h45 - Publicado em 7 jun 2017, 16h21
air-bag
Bolsas de ar podem ter que ser substituídas (Divulgação/Hyundai)

“O airbag tem prazo de validade? Como saber se ainda está operante ou válido?” – Guilherme Guedes, Ribeirão Preto (SP).Apesar de serem poucos os fornecedores de airbags para a indústria automotiva (muitas vezes, um mesmo fabricante atende a diversas marcas, como no caso da Takata), não existe um consenso entre as montadoras de automóveis, nem normas que definam a vida útil de airbags. No passado, os americanos falam em 15 anos, já os europeus em dez anos.

Isso estaria associado ao combustível sólido que reage com eletricidade para que o airbag detone e em como ele mantém suas características ao longo do tempo. Mas testes feitos nos Estados Unidos com veículos de 20 anos revelaram que os dispositivos funcionaram como novos. 

Perguntamos à Toyota, Chevrolet e Peugeot sobre como os proprietários de seus carros devem lidar com as bolsas de ar de seus carros.  

Chevrolet e Toyota afirmam que seus airbags não têm validade. A Toyota diz que seus dispositivos não precisam passar por qualquer revisão periódica. Mas a Chevrolet diz que o cliente deverá levar o veículo para verificação em concessionária caso a luz espia do airbag permaneça acesa no painel.

Continua após a publicidade

Explica-se: toda vez que é dada a partida em carros com airbags, o carro faz uma verificação em todos os dispositivos ligados aos airbags, como sensores e as próprias bolsas de ar. Se algo estiver errado, mesmo que seja apenas mal contato, a luz espia ficará acesa.

A Peugeot tem recomendações diferentes. “Nosso air bag tem vida útil de 10 anos. Após esse período, sugerimos que seja substituído”, disse a precavida marca, seguindo o padrão da maior parte das montadoras europeias.

Vale lembrar que o maior recall da história, protagonizado pelos airbags defeituosos da Takata (e que já envolve mais de 40 milhões de veículos no planeta) está relacionado à presença de nitrato de amônio, que quando exposto ao calor e clima úmido pode explodir – o problema não tem relação com prazos de validade dos airbags.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.