Radar RD6: de olho no Brasil, picape elétrica agora tem tração integral
Picape elétrica chinesa chega aos 428 cv e só não é mais rápida que uma Tesla Cybertruck; marca do Grupo Geely estuda sua estreia no Brasil antes de 2026
Radar é um assunto delicado para os motoristas brasileiros, mas desta vez estamos falando de uma nova marca do Grupo Geely que até vislumbra a entrada no mercado brasileiro. Seu primeiro carro é a Radar RD6, uma picape elétrica que agora passa a ter tração nas quatro rodas.
A versão com dois motores faz parte da linha 2024. Com um novo motor elétrico dianteiro, a Radar Horizon RD6 soma 428 cv e 60 kgfm, e vai de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. A velocidade máxima de 190 km/h.
A versão com apenas um motor traseiro, lançada primeiro, tem 272 cv e 39,71 kgfm, e vai de 0 a 100 km/h em 6 segundos.
Visualmente, a picape apresenta algumas mudanças sutis, além de ter recebido o nome “Horizon”, como a marca “RADAR” tomando todo o espaço da grade dianteira, enquanto na tampa traseira há um emblema 4WD mais discreto. Apesar das mudanças visuais, as dimensões permanecem inalteradas.
A RD6 tem 5,26 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,83 de altura e distância entre-eixos de 3,12 m. Logo, ela chega a ser 20 cm mais comprida que uma Ford Maverick e fica mais próxima da Toyota Hilux, que é uma picape média com comprimento de 5,23 m.
A capacidade de carga é de 865 kg, enquanto a caçamba tem 1.200 litros de capacidade volumétrica.
A Radar só não definiu a bateria da versão 4×4 da sua picape elétrica. A versão 4×2 tem três pacotes de baterias, todas do tipo NMC, com 63 kWh, 86 kWh ou 100 kWh, que aceitam carregadores DC de até 120 kW é de aproximadamente 30 minutos. O que declaram é que a picape aceita uma descarga de até 21 kW, o que permitiria até mesmo recarregar um outro carro elétrico com velocidade razoável em caso de emergência, ou utilizar para ligar um equipamento elétrico.
Além disso, a picape tem sete modos de condução, incluindo modos off-road, que podem ser ativados por comando de voz. Os preços da versão 4×4 não foram divulgados, ainda que a pré-venda já tenha começado. A versão com tração traseira tem preços que variam entre R$ 100.779 e R$ 185.799, na China.
Geely estuda o mercado para lançar a Radar no Brasil
Ainda no início de dezembro QUATRO RODAS adiantou, em primeira mão, que o Grupo Geely (empresa que é dona da Volvo) planeja o lançamento da Zeekr no Brasil já no segundo semestre de 2024 com dois carros. Outra de suas marcas de olho no Brasil é a Radar.
Interlocutor da empresa ouvido por QUATRO RODAS garante que a Geely já tem profissionais estudando não só o mercado brasileiro, como outros países da América Latina, para vender a Radar Horizon RD6 por aqui.
Desde o seu lançamento, no final de 2022, rumores indicavam indícios de que a fabricante gostaria de trazer seu produto para nosso continente. Agora, a coisa parece engrenar. Seria o primeiro passo para a marca estrear no Brasil dentro de até dois anos, no máximo.
Pelo menos o nome Radar é pronunciável, a questão é o significado de cada letra: “Rational Alone Discovery Accompany Romantic”, ou “Racional Sozinho Descoberta Acompanha Romântico”, na tradução literal. Simplesmente não faz sentido.