Subaru Forester ganha nova geração, mas tecnologias são de carro usado
Linha 2025 do Subaru Forester estreia no Salão de Los Angeles com novo visual, mas resiste a se transformar em um smartphone com rodas
A sexta geração do Subaru Forester é um dos lançamentos do Salão de Los Angeles. A linha 2025 tem novo design, aspecto mais robusto, comprimento 1,5 cm maior e promete ter chassi 10% mais robusto. Mas, em termos de tecnologia, continua quase como qualquer Forester usado de cinco anos atrás.
O visual mais robusto da nova geração é proporcionado pela grade dianteira maior e integrada os novos faróis, e pelo novo para-choque dianteiro. Os para-lamas têm novas molduras plásticas que até ganharam saídas de ar. Já as rodas, escurecidas, têm novo desenho.
A traseira também tem mudanças, com nova tampa do porta-malas que permitem que as lanternas sejam integradas. Refletores nas laterais e o novo para-choque também ajuda a deixar o visual mais robusto.
Quem esperava uma evolução na cabine vai se decepcionar. O Subaru Forester 2025 continua com quadro de instrumentos analógico e uma modesta tela monocromática. Até surpreende o fato de terem colocado uma central multimídia vertical de 11,6 polegadas que integra os comandos do ar-condicionado, mas ela só estará presente nas versões mais caras.
Em termos de espaço, o Forester evoluiu: o porta-malas está maior, com 838 litros na medição até o teto, e passou a ter abertura elétrica que pode ser acionada por movimento do pé por baixo do para-choque traseiro – o que era muito legal em 2010.
Em termos de segurança, o Forester 2025 promete um sistema de frenagem autônoma de emergência aprimorado, graças à câmera instalada na parte superior do para-brisa, possibilitando o reconhecimento mais de ciclistas e pedestres. O modelo também tem sistema de reforço da pressão do freio em situações de emergência.
Nos Estados Unidos, o Subaru Forester mantém o motor boxer 2.5 aspirado e a tração integral. Embora a potência do motor tenha diminuído para 185 cv, ele recebeu um aumento de torque para 24,5 kgfm. O sistema X-Mode do Subaru também oferece modo de condução off-road dependendo da configuração.
O novo Forester 2025 começa a ser vendido nos Estados Unidos entre março e junho de 2024. O preço inicial varia de US$ 27.000 a US$ 37.000, equivalente a R$ 132.170 e R$ 181.122 na conversão direta