Hennessey se despede do Camaro ZL1 com versão monstruosa de 1.013 cv
Camaro ZL1 Exorcist Final Edition é limitado a 57 unidades e marca o fim do muscle car e de sua versão envenenada
O Chevrolet Camaro ZL1 está se aproximando de sua aposentadoria. Para marcar esse momento, a empresa de preparação Hennessey Performance lançou o Camaro ZL1 Exorcist Final Edition, equipado com um monstruoso motor com mais de 1.000 e limitado em apenas 57 unidades, uma para cada ano de produção do Camaro.
A Hennessey atingiu um novo patamar de potência ao transformar o LT4 V8 de 6.2 do Camaro ZL1. A receita inclui a adição de um supercompressor maior, um aprimorado sistema de entrada de ar e uma atualização no sistema de combustível, com nova bomba e injetores. Além disso, o motor recebeu cabeçotes importados, novos eixos de comando e melhorias em componentes como válvulas, molas, hastes e outros. Para completar, o muscle car ganhou trocador de calor maior, coletores de aço inoxidável e conversores catalíticos de alto fluxo.
Todas essas modificações resultaram em uma potência de 1.013 cv de potência e 137 kgfm de torque, um aumento significativo em relação aos 650 cv e 89 kgfm do modelo original. Esse aumento de potência permite ao Camaro ZL1 Exorcist Final Edition acelerar de 0 a 100 km/h em pouco mais de 2,1 segundos e cobrir 402 metros — o famoso quarto de milha — em apenas 9,57 segundos. Claro que a velocidade máxima é absurda: 349 km/h.
“O chassi, a suspensão e o motor funcionam perfeitamente juntos, para que todas as experiências do motorista sejam de potência bruta e desenfreada. Não há nada como nosso Exorcist, por isso estamos ansiosos para compartilhar esta edição especial limitada com os fãs deste carro icônico antes que ele desapareça. para sempre.”, disse John Hennessey, fundador e CEO da preparadora.
Como de costume, a Hennessey também deu seu toque especial na estilização, mesmo que de maneira sutil. O Camaro Exorcist traz listras nas laterais e os novos emblemas de edição final, que podem ser vistos atrás das rodas dianteiras e na tampa do capô, esse último ainda vem com a numeração de série de cada unidade.
Embora esta seja a edição final do Camaro ZL1, a Chevrolet não está encerrando a história do Camaro como um todo. Scott Bell, vice-presidente global da Chevrolet, afirmou: “Embora não anunciamos um sucessor imediato hoje, tenham certeza, este não é o fim da história do Camaro.”
Uma curiosidade: o nome escolhido pela preparadora, “Exorcista”, é uma provocação a um dos seus principais rivais, o Dodge Challenger SRT Demon. Resta saber se a Hennessey manterá a nomenclatura, caso venha a fazer sua própria versão do sucessor do Camaro ZL1.
Em termos de vendas, o Camaro ainda mantém um aumento de 28,7% nas vendas no terceiro trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022. Até agora, a Chevrolet vendeu 24.688 unidades do Camaro no ano.