Autodefesa: excesso de ruídos na suspensão dos Mercedes Classe A, CLA e GLA

Proprietários de Mercedes Classe A, CLA e GLA reclamam de ruídos na suspensão, que a marca diz ser uma característica do projeto

Autodefesa - Mercedes GLA

Os Mercedes-Benz são conhecidos pelo silêncio ao rodar. Pena que alguns proprietários dos modelos de entrada não podem dizer o mesmo. É o caso de donos da Classe A, CLA e GLA que estão reclamando de excesso de ruídos na suspensão, principalmente na dianteira.

“Rodando em pisos irregulares, a suspensão é bem dura e produz uma batida seca, como se não houvesse amortecimento no batente”, diz a arquiteta Maria Paula Becato, de São Paulo (SP), que tem um A 200 Turbo 2013. “A autorizada disse que é uma característica esportiva do carro. Fiz de conta que acreditei.”

Esse tipo de justificativa é comum, mas às vezes ela só vem depois que a concessionária tenta trocar várias peças, sem eliminar o problema. “Meu carro está com 6.000 km, ainda na garantia, mas o barulho existe desde novo, há mais de um ano. Já o levei várias vezes à oficina, trocaram as peças e não resolveram”, dia a advogada Mirella Domingues, de Recife (PE), dona de um GLA200 Advance 2015.

Já o engenheiro Sidney do Lago Junior, de Florianópolis (SC), teve de receber um comunicado da própria Mercedes para descobrir o veredicto dos ruídos no seu A 200 Turbo 2013. “Depois de um ano e cinco meses, recebi uma carta da fábrica declarando que meu veículo está em perfeitas condições de uso e que nada havia a reparar, pois os ruídos observados são característicos do funcionamento da suspensão”, conta Sidney. 

Alberto Trivellato, da oficina especializada Suspentécnica, diz que o barulho é comum e explica que a origem está em vários lugares: “É causado pelos pneus de perfil baixo e a carga de molas e amortecedores firmes, mas também vem da caixa de direção e do conjunto de pinças e pastilhas dianteiras e traseiras”.

Consultada, a Mercedes diz que dos cinco casos enviados pela reportagem, um carro está fora da garantia, dois não foram encontrados e dois já foram reparados.

O POVO RECLAMA

“Os ruídos surgiram na suspensão dianteira seis meses depois da compra. Após um ano e cinco meses, recebi uma carta da fábrica declarando que o carro está em perfeitas condições de uso e que os ruídos são característicos da suspensão.” – Sidney do Lago, Florianópolis (SC), dono de um A 200 Turbo 2013.

“Já levei o veículo várias vezes à concessionária, trocaram as peças e não resolveram.” – Mirella Domingues, de Recife (PE), dona de um GLA 200 Advance 2015.

“Na concessionária me disseram que é uma característica esportiva do carro.” – Maria Paula Becato, de São Paulo (SP), proprietária de um A 200 Turbo 2013.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Marcelo Fanco

    Estou sentindo na pele esse mesmo problema. O pior é que agora, prematuramente, o problema passou ao coxim do amortecedor, que custa “apenas” R$ 3.000,00. Isso sem contar o coxim do motor que tive que trocar há pouco tempo, e a bomba d’agua, pela bagatela de R$ 6.000,00. A marca não respeita o consumidor, pois enquanto o carro está na garantia é só alegria, mas basta sair que surgem vários problemas e a gente que se vire. E reclamar não adianta, já que o SAC não resolve nada

  2. Impossível. Essa marca é “premium.” (ironic)

  3. Interessante é que nos “testes”, QR nao identifica nada. É tudo lindo….

  4. Júnior Nascimento

    Devem ser os pneus runflat… dizem!

  5. Marcelo Fanco

    o meu sempre teve esse problema, o que acabou danificando o coxim do amortecedor. Mas como está fora da garantia, a Mercedes quer que eu pague. Fora vários outros problemas que o carro já apresentou já no primeiro ano após a garantia. $$$$$$$. Como é no Brasil, não fazem recall e deixam o prejuízo para o consumidor. Uma vergonha

  6. Francisco Gottardi

    Se
    Não quer ouvir barulho nenhum
    Vai de BMW ! Essa sim não faz!
    Estou na minha segunda BMW 320i e é só alegria… tanto dentro como fora não ouve nenhum tipo de ruído ou rangido!

  7. Pablo Sanchez

    Agora os Proprietários descobriram que não existe carro Premium de Entrada. Se Vc quer um Veiculo Premium tem que comprar Versões Top, caso Contrario estará comprando um carro POPULAR com Ruídos e características de Popular mas pagando VALOR PREMIUM , este é o caso da Família “A”da mercedes…

  8. Luccas Stringger

    Tive uma Cla 200 Urban,perdi 23.000,00 num ano e agradeci por me livrar dela.Carro sem camera de ré,sem bancos de couro,enfim,paguei carissimo pela estrela na grade dianteira.Mercedez,nunca mais…..