PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Subaru Outback 3.6 AWD: muito mais do mesmo

Design morno, interior óbvio, comportamento esportivo e boa mecânica. O Outback foi criado ao conservador estilo japonês de fazer carro

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 10 Maio 2017, 18h56 - Publicado em 19 fev 2016, 14h11
Rack de teto acentua o visual parrudo
Rack de teto acentua o visual parrudo (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Com 4,81 metros de comprimento, o Outback tem porte de SUV, mas é, na verdade, uma versão aventureira montada a partir da station wagon do Legacy, que não vem para o Brasil.

Não é desses aventureiros cujo tratamento vai pouco além de itens estéticos. Com tração 4×4 e motor 6 cilindros com 256 cv, ele tem disposição para encarar trilhas de média dificuldade, com subidas e descidas com condições críticas de aderência.

A própria Subaru no Brasil reconhece: “Quem compra um Subaru o faz por satisfação própria. Ele se decidiu por razões técnicas, por saber dos atributos do veículo, principalmente os que se referem à robustez mecânica. Não compra para ostentar”.

Design não é, definitivamente, o ponto alto da marca. E com o Outback não é diferente. Você sai com o carro na rua e, apesar do layout renovado e do porte avantajado, ele mal é notado.

Grande lembra a dos Hyundai
Grande lembra a dos Hyundai (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Na cabine, haja monotonia. O painel de design óbvio ostenta mostradores e equipamentos com layout fora de moda, como o ar-condicionado com botões prateados e display cujos números lembram os relógios digitais de carros dos anos 80 e 90.

Couro e multimídia são itens de série
Couro e multimídia são itens de série (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Nada é feio ou mal-acabado e o pacote de equipamentos é farto, com sete airbags, teto solar elétrico, faróis com led e xenônio, rodas de liga leve aro 18, couro, banco do motorista com ajuste elétrico e memórias e câmera de ré.

A central multimídia é limitada: é incompatível com os sistemas operacionais de smartphones e não tem sistema de navegação por GPS.

Continua após a publicidade
Central multimídia não tem GPS
Central multimídia não tem GPS (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Assim como o design externo, quase nada deixa você perceber que está a bordo de um modelo atual. Mas reconheço: basta dar a partida no motor para entender melhor as razões de compra de um fã de Subaru.

Além de uma sonoridade bastante peculiar – à la Porsche –, o elástico motor boxer, com seus (seis) cilindros contrapostos permite a redução do centro de gravidade. Some aí a suspensão de acerto rígido, largos pneus 235/60 aro 18, câmbio CVT com três mapas de funcionamento e pronto: o grandalhão se mostra obediente mesmo no contorno de curvas longas.

Motor boxer de 6 cilindros tem dois modos esportivos de trabalho
Motor boxer de 6 cilindros tem dois modos esportivos de trabalho (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

No limite de aderência, dá para sentir o controle de estabilidade atuando em conjunto com a tração integral Symmetrical AWD, sistema criado pela Subaru em 1972 e aprimorado até hoje. É preciso superar muito o limite de velocidade de contorno de uma curva para se envolver em um acidente, tamanha a aderência.

Em nossa pista, o Outback confirmou a impressão de agilidade notada na cidade. Como o modo mais agressivo ativado, Sport Sharp, ele ignora o próprio peso de 1.698 kg e realiza acelerações e retomadas de velocidade com pique de esportivo – veja abaixo o quadro com os resultados do teste.

Com tantas peculiariedades, é difícil situar o Outback entre a concorrência. Seu valor tabelado em R$ 172.900 fica próximo dos SUVS de entrada das marcas premium, como Audi Q3, BMW X1 e Mercedes GLA, e dos modelos médios / grandes como Toyota Rav4 e Hyudai Santa Fe.

Veredicto

Entretenimento a bordo e design não são com o Outback. Mas ele é bom de performance e dirigibilidade.

Continua após a publicidade

Teste de pista: Subaru Outback 3.6 24V 4×4

ACELERAÇÃO
0 a 100 km/h: 8,6 s
0 a 1000 m: 29 s – 189,2 km/h
VELOCIDADE MÁXIMA: 230 km/h (dado de fábrica)
RETOMADAS
De 40 a 80 km/h: 3,9 s
De 60 a 100 km/h: 4,4 s
De 80 a 120 km/h: 5,2 s
FRENAGENS
60 / 80 / 120 km/h a 0: 15,6 / 27 / 65,6 m
CONSUMO
Urbano: 7,9 km/l
Rodoviário: 12,2 km/l
Preço: R$ 172.900
Motor: gasolina, dianteiro, longitudinal, 6 cilindros opostos, 92 x 91, 3 630 cm3, 256 cv a 6 000 rpm, 35,7 mkgf a 4 400 rpm
Câmbio: automá­tico, CVT, seis mar­chas, tração integral
Suspensão: independente McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: discos ventilados (diant. e tras.)
Rodas e pneus: liga leve, 235/60 R18
Dimensões: compri­mento 481,7 cm; altura 167,3 cm; largura 184 cm; entre-eixos 274,5 cm; peso, 1.698 kg; porta- malas 560 litros; tanque 60 litros
Equipamentos de série: ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico, teto so­lar elétrico, rodas aro 18, tração integral, couro

 

 

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.