Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Novo Subaru XV: uma revolução interna

Visualmente idêntico ao anterior, nova geração do SV traz mudanças radicais na plataforma

Por Da Redação
Atualizado em 7 mar 2017, 20h59 - Publicado em 7 mar 2017, 19h56
Visual é parecido, mas a plataforma é nova, bem mais rígida e segura
Visual é parecido, mas a plataforma é nova, bem mais rígida e segura ()

Não vai ser fácil distinguir a nova geração do Subaru XV (apresentada em Genebra) da anterior. As proporções e linhas gerais permanecem as mesmas, assim como o perfil de crossover urbano.

Uma olha mais atenta, porém, revela que quase tudo é novo: faróis e lanternas, para-choques, os vincos nas laterias, os recortes nos vidros… até as rodas, apesar de parecidas, são diferentes.

O que realmente muda no novo SV, porém, está debaixo da carroceria. A plataforma agora é a modular Subaru Global Platform, que fez sua estreia no novo Impreza, lançado no ano passado.

Lanternas agora são horizontais, invadindo a tampa do porta-malas
Lanternas agora são horizontais, invadindo a tampa do porta-malas ()

Aqui, a evolução é radical: a rigidez estrutural aumentou 70% em relação ao modelo antigo, reduzindo vibrações e melhorando o comportamento dinâmico. A suspensão também é nova, capaz de reduzir a rolagem da carroceria em 50%, proporcionando maior estabilidade tanto em retas quanto em curvas.

O centro de gravidade foi baixado em 5mm, sem que a generosa altura em relação ao solo fosse diminuida – o vão livre permanece em 22 cm, ótimo para enfrentar terrenos acidentados.

O motor 2.0 do tipo boxer (com cilindros opostos) tem injeção direta, mas não foi dessa vez que ganhou turbo. Seus números de potência (156 cv) e torque (20 mkgf) são modestos, mas a Subaru afirma que as repostas e a economia de combustível melhoraram sensivelmente, graças a 80% de peças novas.

Altura em relação ao solo foi mantida, mas centro de gravidade baixou
Altura em relação ao solo foi mantida, mas centro de gravidade baixou ()

O câmbio do tipo CVT pode simular uma transmissão de sete marchas, e a tração permanece sendo destaque: a famosa Subaru Symetrical All-Wheel Drive, agora equipada com vetoração ativa de torque (para sua distribuição entre diferentes rodas) e o X-Mode, um modo de condução para superfícies bem escorregadias que otimiza a integração entre o motor, a tração e os freios.

A nova tela de 8 polegadas no centro do painel complementa a tela menor, no topo
A nova tela de 8 polegadas no centro do painel complementa a tela menor, no topo ()

O interior traz mudanças simples, mas consistentes: uma tela touchscreen de 8 polegadas no centro do painel e mais refinamento no acabamento tradicionalmente espartano dos Subaru, com direito a acabamento com costuras laranjas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.