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Teste: Renault Sandero ganha agilidade com novo motor 1.0

Conjunto de 1-litro da família SCe de três cilindros deixa o hatchback mais esperto. Mas não espere dele maior economia

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 2 mar 2018, 14h36 - Publicado em 4 ago 2017, 20h49
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  • Sem maçanetas ou espelhos pretos, versão Expression nem parece popular (Marcos Camargo/Quatro Rodas)

    Não é demérito algum chamar o Sandero de carro de frota. Afinal de contas, todo veículo de locadora precisa ser robusto e funcional – duas características apreciadas pelos compradores de compactos e presentes em seu projeto.

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    Foi assim que ele se tornou o modelo mais vendido da marca francesa no país ano passado, alcançando o Top 5 dos modelos mais emplacados do mercado brasileiro. E se depender da Renault, o Sandero tem tudo para alçar voos mais altos com a chegada da nova linha de motores SCe (de Smart Control Efficiency).

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    Feito inteiramente de alumínio, o moderno 1.0 de 12 válvulas (cuja versão simplificada equipa o recém-lançado Kwid) pesa 20 kg a menos que seu antecessor. A potência subiu para 82/79 cv, um ganho de 2 cv a mais independente do combustível.

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    Além do duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape, o conjunto tem tecnologias voltadas para a redução do consumo.

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    Novo motor 1.0 SCe deixou o Sandero mais ágil e suave de dirigir (Marcos Camargo/Divulgação)

    Uma delas é o sistema ESM (Energy Smart Management, ou Administração Inteligente de Energia), que mantém o motor girando mesmo quando o condutor tira o pé do acelerador, repassando diretamente para a bateria a energia coletada pelo alternador, evitando que este roube energia do motor para alimentar a bateria.

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    A Renault diz que o sistema reduz o consumo em até 2%, enquanto a direção eletro-hidráulica (que deixou o carro mais fácil de manobrar) colaboraria com até 3% na economia de combustível.

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    Bonito, o painel tem comandos bem localizados e fáceis de visualizar (Marcos Camargo/Quatro Rodas)

    No entanto, nossos testes mostraram que, na prática, o Sandero não melhorou seus números de consumo na cidade (11 km/l contra 11,2 km/l do 1.0 anterior) nem na estrada (13,8 km/l ante 14,9 km/l).

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    Em contrapartida, houve uma evolução significativa no desempenho do compacto.

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    Valente, o carro é bem mais ágil do que seu antecessor. Foram necessários 15,9 segundos para o hatch ir de 0 a 100 km/h, ante 17,3 segundos do antigo hatch.

    O Sandero 1.0 SCe é quase 3 segundos mais ágil na prova de retomada de 80 a 120 km/h: são 24,6 segundos contra 27,4 segundos.

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    Posição de dirigir é um pouco elevada; acabamento poderia ser melhor (Marcos Camargo/Quatro Rodas)

    Se o coração é novo, por outro lado alguns problemas persistem. O câmbio manual de cinco marchas melhorou, mas segue com engates imprecisos, e o acabamento ainda deixa a desejar pelo uso excessivo de plásticos duros.

    A central multimídia Media Nav (vendida juntamente com o sensor de estacionamento no pacote Techno Pack por R$ 1.300) é fácil de operar, mas já está ficando obsoleta diante das opções mais modernas da concorrência.

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    Um exemplo claro é a evolução do MyLink com suporte para Android Auto (que agora permite usar Waze a bordo) e Apple CarPlay, presente em vários modelos da GM – inclusive o Onix.

    Porta-malas de 320 litros ainda é o maior da categoria (Marcos Camargo/Quatro Rodas)

    Entretanto, quem compra um Sandero releva esses defeitos em nome de uma grande virtude. Até agora nenhum concorrente oferece tanto espaço para passageiros e bagagem pelo mesmo preço.

    A versão Authentique custa R$ 44.050 e a Expression (que agrega banco de motorista e coluna de direção com regulagem de altura, retrovisores e maçanetas da cor do carro e computador de bordo) sai por R$ 47.850.

    Design já tem quase três anos de vida, mas ainda é atual (Marcos Camargo/Quatro Rodas)

    Veredicto

    Antes famoso pela boa relação custo-benefício, o Sandero agora tem no desempenho outro motivo para justificar a compra

    Teste de pista (com gasolina)

    Ficha técnica – Renault Sandero Expression 1.0 SCe

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