Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Teste: Renault Kwid 2020 freia melhor e enfim estreia versão Outsider

Nova versão ocupa o topo da linha por R$ 2,1 mil a mais que a Intense. Será que seus itens exclusivos justificam o investimento extra?

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 13 fev 2023, 19h12 - Publicado em 15 Maio 2019, 10h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • kwid
    Versão Outsider inaugura a linha 2020 do Kwid (Christian Castanho/Foto/Quatro Rodas)

    O Kwid Outsider deu as caras pela primeira vez no Brasil em 2016, no Salão do Automóvel de São Paulo. Na edição seguinte da mesma mostra, em 2018, ele voltou a aparecer.

    Entre um Salão e outro, ficou mais discreto, trocando a carroceria laranja com frisos verdes de gosto duvidoso por uma combinação nas cores branca e preta, quase gêmea da versão que ilustra essa matéria e que cuja venda se inicia em maio.

    Kwid Outsider 08
    Para reforçar o estilo aventureiro, porção central inferior é prateada (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Não se iluda com o sobrenome diferente: o Kwid Outsider nada mais é do que uma versão com conteúdo muito próximo ao da Intense. Por R$ 43.990, ele tenta justificar a diferença para o Intense (R$ 41.890) com um tratamento mais jovial.

    Um dos itens que mais chamam a atenção é a forração interna. Os bancos têm um tipo de tecido texturizado e decorado que passa uma impressão de melhor qualidade do que o do Intense, que imita couro.

    Além dos bancos, os detalhes na cor laranja estão no câmbio e no volante.

    Continua após a publicidade
    Kwid Outsider 03
    Bancos são o grande destaque visual na cabine da versão Outsider (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O grande porta-objeto no console – que antes tinha pouca serventia, justamente porque os itens ali colocados sambavam ao sabor das curvas –, agora é compartimentado, o que permite acomodar ali um copo e um celular, por exemplo.

    Kwid Outsider 01
    Central multimídia agora tem Android Auto e Apple CarPlay (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A central multimídia passou por uma evolução e agora é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, seguindo o caminho inaugurado há pouco tempo pelos primos Sandero e Logan.

    Ou seja, permite total integração com celulares com sistema operacional Apple e Android, o que significa uma operação descomplicada de aplicativos como Waze, Google Maps e Spotfy.

    Continua após a publicidade
    Kwid Outsider 04
    Agora, o porta-objetos é compartimentado. Até então, por ser muito grande, tudo nele ficava solto, o que o tornava uma fonte de barulho (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Por fora, as mudanças buscaram valorizar o perfil de micro-SUV do Kwid.

    As largas molduras pretas nas caixas de roda são as mesmas das outras versões, mas tanto na dianteira quanto na traseira ganharam a companhia de uma porção central dos para-choques pintada de cinza.

    Nas laterais dos para-choques, o Outsider apresenta os faróis de neblina numa moldura plástica preta bem maior que as do Intense.

    motor kwid
    Motor, assim como câmbio e suspensão seguem os mesmos. Ou seja, a linha 2020 segue com 70/66 cv (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Sobre o teto, o subcompacto ganhou barras longitudinais – outra estratégia para imprimir uma aura off-road, ainda que meramente aspiracional.

    Um pouco mais abaixo, frisos substituem os adesivos vinílicos das versões Zen e Intense. As calotas seguem as mesmas do Intense, mas com pintura em preto brilhante em substituição ao cinza escuro.

    No motor, tudo igual. Ainda assim, aproveitamos a oportunidade para atualizar os números do Kwid e submetemos o Outsider a um teste completo em nossa pista, em Limeira (SP). E não é que os resultados foram diferentes?

    Na comparação com um Kwid Zen avaliado em 2017, o Outsider piorou em aceleração de 0 a 100 km/h (de 14,9 s para 15,8s), consumo urbano (14,7 km/l / 13 km/l), consumo rodoviário (18,5 km/l / 16,5 km/l) e retomadas de 40 a 80 km/h, 60 a 100 km/h e 80 a 120 km/h (8,6, 14,3, 26 s / 9,5, 16,1, 27,3s).

    Nas provas de frenagem (de 60, 80 e 120 km/h a 0), o jogo se inverteu: (16,5, 28,9, 65,1 m / 15,3, 27,5, 63,2 m). Ainda bem, pois esse era um dos pontos mais dignos de crítica do hatch.

    Continua após a publicidade

    Onde está o mérito? Freios a disco ventilados na dianteira, em substituição aos sólidos aplicados até então. A boa notícia é que a novidade técnica estará presente em todos os Kwid que, assim como o Outsider, fazem parte da linha 2020.

    Kwid Outsider 06
    As rodas seguem as mesmas, de aço com calota. Mas elas escondem a grande novidade: agora, o freio dianteiro tem discos ventilados, em vez de sólidos (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    À parte dos números, o Kwid segue o mesmo.

    Impressiona pelo baixo consumo (mesmo tendo piorado, continua bom) proporcionado pelo motor três-cilindros 1.0 12V aspirado de 70/66 cv, mas decepciona pelo excesso de ruído na cabine e pela suspensão que transmite insegurança em alta velocidade.

    Kwid Outsider 02
    Revestimento texturizado tem aspecto mais atraente do que o da versão Intense, que imita couro (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Ficha técnica

    Preço: R$ 43.990
    Motor: flex, dianteiro, transversal, 3 cilindros em linha, 999 cm³, 12V, 69 x 66,8 mm, 10:1, 70/66 cv a 5.500 rpm, 9,8/9,4 mkgf a 4.250 rpm
    Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
    Suspensão: McPherson (dianteira), eixo rígido (traseira)
    Freios: disco sólido (dianteira), tambor (traseira)
    Direção: elétrica, 3,5 voltas
    Pneus: 165/70 R14
    Dimensões: comprimento, 368 cm, largura, 157,9 cm; altura, 147,4; entre-eixos, 242,3 cm, porta-malas, 290 l; tanque, 38 l; peso, 806 kg

    Ficha de teste

    Aceleração
    0 a 100 km/h: 15,8 s
    0 a 1.000 m: 37 s – 137,3 km/h

    Retomada
    3a 40 a 80 km/h: 9,5 s
    4a 60 a 100 km/h: 16,1 s
    5a 80 a 120 km/h: 27,3 s

    Frenagens
    60/80/120 km/h – 0 m: 15,3/27,5/63,2 m

    Consumo
    Urbano: 13 km/l
    Rodoviário: 16,5 km/l

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.