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Teste: Range Rover Velar, visual ousado e tecnologia de ponta

Excesso de artifícios eletrônicos de SUV às vezes mais atrapalha do que ajuda

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 20 abr 2018, 09h47 - Publicado em 14 fev 2018, 20h07
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  • Range Rover Velar
    Faróis a laser opcionais têm alcance de até 550 metros (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Desde o lançamento do Range Rover Evoque, era difícil ver um novo Land Rover surpreender quando o assunto é design marcante.

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    O Range Rover Velar, porém, se não consegue atingir a meta, é o modelo da marca inglesa que chega mais perto disso.

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    Os faróis de led afilados chamam a atenção, com um desenho ousado reforçado pelas entradas de ar do para-choque exclusivo das versões R-Dynamic.

    Range Rover Velar
    Lanternas com efeito 3D (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Na lateral, as maçanetas embutidas (como no Jaguar F-Type) dão elegância ao SUV, enquanto um friso em preto brilhante une as lanternas translúcidas na traseira.

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    O foco no design continua no interior, praticamente sem botões. Para conseguir isso, a Land Rover bebeu da escola Tesla e recheou o interior do Velar com três telas: uma de 12,3 polegadas no quadro de instrumentos e outras duas, de 10 polegadas cada, para controlar som, suspensão, ar-condicionado e até a massagem dos bancos dianteiros.

    Range Rover Velar
    As três telas são customizáveis: 12,3 polegadas atrás do volante e duas de 10 no console central (Leo Sposito/Quatro Rodas)
    Range Rover Velar
    A central multimídia superior varia sua inclinação (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Mas um dos destaques do Velar pode ser seu ponto fraco. No teste da versão R-Dynamic HSE P380, a unidade avaliada apresentou quatro falhas eletrônicas, sendo a mais grave na suspensão pneumática, que ficou inoperante.

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    Também houve uma pane na tela central inferior, que desapareceu após desligar e ligar o sistema algumas vezes, mas, se persistisse, exigiria paciência até chegar à concessionária: como essa tela não tem redundância, não seria possível ligar o ar-condicionado nem alterar o modo de condução e altura da suspensão.

    Range Rover Velar
    Simplicidade do interior também traz elegância a SUV (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Mesmo funcionando, as telas acabam atrapalhando no dia a dia, já que, para acionar qualquer comando, é preciso tirar os olhos da pista por preciosos segundos.

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    E, contrariando a tendência de mercado, o sistema não tem conexão para celulares com Android Auto e Apple CarPlay.

    Range Rover Velar
    Os botões no volante são sensíveis ao toque (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    A incerteza sobre a robustez da eletrônica prejudicou a boa impressão que o Velar dá. O V6 3.0 com compressor gera bons 380 cv, que foram capazes de levar seus 1.884 kg de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos.

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    Range Rover Velar
    O V6 3.0 com compressor gera bons 380 cv, e levam seus 1.884 kg de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Pena que bebe muito na cidade (fez 7,4 km/l no nosso teste). O eficiente câmbio automático ZF de oito marchas responde rapidamente ao acelerador e permite retomadas sempre na casa dos 4 segundos ou abaixo.

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    A suspensão a ar controla bem com a rolagem da carroceria, mas os pneus Pirelli Scorpion Zero chegam rapidamente ao limite da aderência.

    Range Rover Velar
    Aerodinâmica refinada permitiu um Cx de apenas 0,32 – na foto, detalhe da parte traseira do teto (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    O conjunto não transmite insegurança, mas a limitação dos compostos italianos tira a empolgação extra que o Velar poderia transmitir.

    A posição de dirigir não é tão elevada quanto o porte do carro sugere, mas há espaço de sobra para cinco adultos. Quem for atrás conta até com inclinação elétrica do encosto, mas não há entradas USB adicionais.

    O pacote de equipamentos é condizente pelos R$ 442.200 cobrados pela versão mais cara. Controlador de velocidade adaptativo, rodas de 21 polegadas e faróis de leds adaptativos estão entre os principais itens de série.

    Mas o facho alto a laser, ar-condicionado digital de quatro zonas e a projeção de informações no para-brisas são opcionais que, somados, custam R$ 17.000.

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    Range Rover Velar
    O limpador traseiro fica recolhido sob o aerofólio (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    O Velar tem design e dinâmica muito similares aos do Evoque e cumpre seu papel de ser uma alternativa tecnológica e marcante ao Range Rover Sport.

    Isso se o excesso de telas, comandos e informações não atrapalhar o prazer de dirigir um dos mais belos SUVs do mercado.

    Veredicto

    O visual marcante combina com o bom desempenho e o luxo oferecidos pelo Velar. Mas a profusão de telas na cabine confunde o motorista no dia a dia.

    Teste de pista

    *Dado de fábrica

    Ficha técnica – Range Rover Velar R-Dynamic HSE P380

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