Teste: Peugeot 208 2025 enfim combina visual atualizado com um bom motor
Com visual renovado, o 208 GT agora é versão topo de linha e, enfim, ganha motor 1.0 turbo, abandonando o elétrico e o velho 1.6
Enfim, o lançamento do novo Peugeot 208 2025 está completo. Primeiro, a marca revelou todas as novidades em relação ao visual do hatch, que agora está alinhado com o modelo europeu, e as mudanças na linha, agora mais enxuta e com versões até R$ 15 mais baratas. Por fim, pudemos testar o carro.
Se antes a versão mais em conta tinha motor 1.0 aspirado de 75 cv e câmbio manual de cinco marchas e partia dos R$ 91.990, agora ela está R$ 15.000 mais barata. O Peugeot 208 Active 2025 parte dos R$ 76.990. Logo acima dela está a versão Style, de R$ 88.999 e com a mesma mecânica.
Há ainda as versões equipadas com o motor 1.0 turbo de 130 cv e câmbio CVT que simula sete marchas. A primeira é a Allure, que chega custando R$ 98.990, exatos R$ 1.000 a menos do que a sua equivalente da linha 2024. O mais completo a partir de agora é o 208 GT, que parte dos R$ 114.990 – R$ 2.000 a menos do que a antiga topo de linha Griffe – e com a qual tivemos o primeiro contato com o carro.
Essa é a nova estratégia da marca francesa, que busca deixar uma versão mais básica e outra mais bem equipada para cada motorização. Por falar nisso, a chegada da linha 2025 também marca a aposentadoria oficial do antigo motor 1.6 aspirado da Peugeot de 122 cv, que antes equipava apenas a versão Roadtrip. Outro detalhe é o antigo e-208 GT, elétrico, também saiu de linha.
A troca veio bem a calhar, afinal, o motor turbo da Fiat é o propulsor certo para o 208 e casa ainda melhor com a versão GT. Em nossos testes, ele fez de 0 a 100 km/h em 9,6 s, bem melhor que os 12,2 do antigo 1.6. E essa melhoria chega sem aumentar o consumo, afinal, ele fez os mesmos 15,8 km/l em regime rodoviário do antigo propulsor, ao passo que melhorou o consumo urbano de 11,4 km/l para 12,4 km/l.
Mas os motores já eram conhecidos, o que realmente mudou no 208 foi o seu visual. Agora ele estreia o design que primeiro apareceu na Europa e depois na Argentina. As mudanças alteram, principalmente, a dianteira, que ganhou um novas luzes diurnas triplas em forma de “garras”, assim como o irmão maior 2008.
A grade também mudou, ficando um pouco menor. Na versão GT a peça ainda ganha detalhes exclusivos pintados na cor da carroceria. Já o para-choque perdeu a antiga abertura em forma de asa e, claro, não poderia faltar o novo logo da Peugeot estampando todas as versões.
Na traseira há mudanças mais discretas. No geral, tudo continua igual, com exceção das luzes, que ganharam um novo desenho interno com LEDs mais finos e na horizontal. Outra pequena mudança está no nome “Peugeot”, que estampa a peça preta que liga as lanternas. Agora, ela tem letras maiores e mais vistosas se comparado ao modelo anterior.
Agora, a linha 2025 traz faróis e capas de retrovisores em preto brilhante em todas as versões. O aerofólio traseiro também é em preto brilhante, mas só nas versões Style e GT. Essas duas também trazem teto panorâmico, faróis full LED costura contrastante para os assentos.
Apesar de ter itens estéticos, a versão Style tem o mesmo quadro de instrumentos analógico da versão de entrada Active, que por sua vez, é a única sem central multimídia de 10’’ (com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e nova interface), ar-condicionado automático, volante multifuncional e entradas USB.
Além dos itens citados, disponíveis a partir do 208 Style, as versões turbo ainda ganham o modo de condução Sport e o painel de instrumentos digital, que na versão GT ganha efeitos 3D. Para ela também estão reservados os principais itens de assistência à condução, como assistente de permanência em faixa, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, sensor de chuva e crepuscular, reconhecimento de placas de velocidade e detector de fadiga.
Completam a lista de exclusividades do modelo GT itens como bancos e volante com revestimento em material sintético que imita couro, ponteira do escapamento cromada e as rodas diamantadas de 17’’.
Versões e equipamentos do Peugeot 208 2025
Peugeot 208 Active 1.0 – R$ 76.999
A versão mais básica da linha 2025 recebeu incrementos estéticos. O retrovisores, que antes eram de plástico fosco e agora recebem acabamento em preto brilhante, enquanto as maçanetas são pintadas na cor da carroceria. Não tem a famigerada assinatura em LED, que fica disponível por meio do pacote opcional Pack Tech, que também acrescenta ar-condicionado digital, central multimídia e duas entradas USB para transmissão de dados. As rodas são de aço de aço aro 15’’ com calotas e quatro airbags estão disponíveis de fábrica.
Peugeot 208 Style 1.0 – R$ 88.999
Subindo um degrau, a versão Style tem a mais os novos faróis Full Led e as novas luzes de leds no para-choque. As rodas passam a ser de 16’’ e de liga leve, além de adicionar um pequeno aerofólio em preto brilhante na traseira. Por dentro, ele ganha bancos personalizados, teto solar panorâmico, câmera de estacionamento de 180º e acabamento interno escurecido.
Peugeot 208 Allure 1.0 turbo – R$ 98.990
Além da mudança para o motor turbo e câmbio automático, o 208 Allure 2025 é o primeiro com quadro de instrumentos digital i-Cockpit, novo design para as rodas — também de liga leve e 16’’ — e acabamento em couro para os bancos e volante.
Peugeot 208 GT 1.0 turbo – R$ 114.990
A versão topo de linha tem apelo mais esportivo que antes era explorado pela versão Style turbo – que saiu de linha. Em todo o carro é possível encontrar os emblemas decorativos da variante, mas seu conteúdo é muito mais atraente. Ela vem com rodas diamantadas aro 17, bancos GT com apoio de braço e o i-Cockpit 3D, o quadro de instrumentos digitais com efeitos 3D.
Para o 208 GT também ficaram reservados os principais itens de assistência à condução e segurança. O GT vem equipado com 6 airbags, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, reconhecimento de placas de velocidade, detector de fadiga, faróis altos automáticos, assistente de faixa e sensor de chuva.
Desempenho e consumo – Peugeot 208 GT Turbo 200 2025
Teste (gasolina) | Peugeot 208 1.0 Turbo CVT |
Aceleração | |
0 a 100 km/h: | 9,6 s |
0 a 1.000 m: | 31,4 s – 164,4 km/h |
Velocidade máxima: | 205 km/h |
Retomadas (D) | |
40 a 80 km/h: | 4,4 s |
60 a 100 km/h: | 5,5 s |
80 a 120 km/h: | 7,3 s |
Frenagens | |
60/80/120 km/h – 0 m: | 14,7/26,6/57 m |
Consumo | |
Urbano: | 12,4 km/l |
Rodoviário: | 15,8 km/l |
Ruído interno | |
Neutro/RPM máx.: | 42,8/62 dBA |
80/120 km/h | 61,5/70 dBA |
Aferição | |
Velocidade real a 100 km/h | 99 km/h |
Rotação do motora 100 km/h em 5a marcha | 2.000 rpm |
Ficha técnica – Peugeot 208 GT Turbo 200 2025
Motor: flex., diant., transv., três cilindros, 999 cm³, 130/125 cv a 5.750 rpm; 20,4 kgfm a 1.750 rpm (etanol/gasolina)
Câmbio: CVT., 7 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 205/45 R17
Dimensões: comprimento, 405,5 cm; largura, 196 cm; altura, 145,3 cm; entre-eixos, 253,8 cm; porta-malas, 265 l; tanque de combustível, 47 litros