Teste: novo Mercedes-Benz E 300 é avançado e confortável na medida certa
O sedã foi reestilizado e ganhou novas tecnologias, mas manteve as características que o consagraram entre os fãs da marca
A Mercedes-Benz encontrou uma forma de evolução contínua de sua linha sem precisar esperar a chegada das novas gerações para avançar. O primeiro indício visível dessa estratégia foi o Classe A, de 2018, trazendo o inédito sistema multimídia interativo MBUX.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Até então a plataforma de lançamento de novidades da Mercedes era o Classe S (“O melhor ou nada” era o lema). Depois do Classe A, o Classe C no meio-ciclo de vida ganhou uma nova motorização híbrida-leve. E, a partir dessas estreias, cada tecnologia apresentada foi sendo incorporada gradualmente aos demais modelos.
O resultado desse processo fica claro no novo Classe E mostrado aqui, que é uma versão reestilizada da atual geração (a quinta, que chegou em 2017), mas que está em dia com os novos Classe S, lançado em 2020, e C, apresentado este ano na Europa.
Existem diferenças entre o Classe E e seus pares mais novos, mas estão principalmente no estilo, já que em termos de tecnologia a vantagem do Classe S se deve mais ao fato de ele ser uma opção de um segmento superior do que técnica.
Em relação ao Classe C, há vários elementos em comum, a começar pelo motor 2.0 de quatro cilindros que equipa o E 300 Exclusive, mostrado aqui.
Nesse motor (uma família, na verdade), segundo a fábrica, reuniu-se pela primeira vez inovações como os cilindros mais largos na base (Conicshape) e revestidos de grafite (Nanoslide), para reduzir o atrito interno, e o turbocompressor twin-scroll, entre outros recursos. O resultado é uma entrega de 258 cv de potência e 37,7 kgfm de torque.
Em nossa pista, o E 300, que tem 4,9 m de comprimento e pesa 1.580 kg, acelerou de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e chegou a 205,6 km/h ao final do primeiro quilômetro percorrido (a máxima é de 250 km/h).
E conseguiu isso acompanhado de um consumo frugal para o desempenho apresentado. No ciclo urbano, o E 300 fez a média de 10,3 km/l e, no rodoviário, 12,7 km/l.
Talvez o comprador (o E 300 Exclusive custa R$ 557.900) torça o nariz para o fato de o Classe C ter faróis e lanternas mais finos e identificados com os lançamentos recentes da marca, e um tablet vertical no console.
Mas os faróis do E 300 são de última tecnologia. O sistema batizado de Multibeam Led consiste em uma matriz inteligente com 84 leds e uma câmera que reconhece as condições de rodagem e adapta a iluminação de modo a evitar o ofuscamento nos motoristas que viajam no sentido contrário, diminuir o reflexo do asfalto molhado e da sinalização (contribuindo com o sistema de leitura de placas), entre outros recursos.
E, quanto à central multimídia, apesar do design horizontal, sua tela de 12,3” touch incorpora a versão mais atualizada do sistema MBUX.
Falando ainda dos equipamentos, o E 300 Exclusive traz ar-condicionado de quatro zonas, sistema de som high-end Burmester, teto solar panorâmico (sobre as duas fileiras de assentos) e sistema autônomo de estacionamento, além dos recursos de assistência ao motorista como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, detector de pontos cegos e sensor de tráfego cruzado traseiro.
No mais, o E 300 Exclusive conserva as características que fazem dos sedãs da Classe E uma espécie de embaixadores da marca, por reunir desempenho, segurança, luxo e conforto nos níveis típicos dos Mercedes.
Sobre desempenho e segurança, ficou claro pelo comportamento do carro na pista. Nas provas de frenagem, vindo a 80 km/h, o sedã precisou de apenas 25,1 metros para parar. Luxo e conforto são coisas que se notam assim que se entra na cabine do carro.
No caso do E 300 Exclusive, os bancos de couro com as costuras longitudinais dão as boas-vindas. No painel, há madeira fosca e, no console, o acabamento é preto brilhante. Ao contrário do Classe C, pequeno, e do Classe S, grande demais para o uso diário, o Classe E tem o tamanho ideal, com espaço para cinco pessoas viajarem sem aperto.
Dinamicamente, o Classe E é um sedã confortável, com rodar macio e direção de reações lentas, embora precisas. Definitivamente, não é um carro para ser dirigido esportivamente.
O desempenho superior aliado ao conforto entregam um outro tipo de prazer, que não se encontra em um autódromo, mas em uma estrada longa e bem pavimentada.
O câmbio automático de nove marchas, com trocas rápidas mas suaves, oferece a possibilidade de mudanças no modo manual, por meio de borboletas atrás do volante.
E, no console, há um seletor de modos de uso, com quatro opções Comfort, Sport, Sport Plus e Individual, que ajustam as respostas do acelerador, da direção e do sistema de controle de tração e estabilidade. Mas o motorista não sente a necessidade de modificar nada (o ajuste-padrão é o Comfort).
O comprador que torcer o nariz para esta versão reestilizada pode optar por esperar a próxima geração, prevista para 2023, que com certeza trará soluções inéditas e ainda ausentes nos outros modelos da marca. Mas essa exclusividade deve durar por pouco tempo.
Veredicto Quatro Rodas
O E 300 Exclusive não decepciona quem aprecia um sedã de luxo com desempenho e conforto em níveis superiores.
Teste de desempenho – Mercedes-Benz E 300 Exclusive
- Aceleração:
0 a 100 km/h: 6,4 s
0 a 1.000 m: 26,3 s – 205,8 km/h - Velocidade Máxima:
250 km/h* - Retomada:
D 40 a 80 km/h: 3 s
D 60 a 100 km/h: 3,3 s
D 80 a 120 km/h: 4,3 s - Frenagens:
60/80/120 km/h -13,8/25,1/59,6 m - Ruído Interno
Neutro/rpm máx.: 42,6/65,1 dBA
80/120 km/h: 60,8/67,3 dBA - Consumo:
Urbano: 10,3 km/l
Rodoviário: 12,7 km/l - Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 98 km/h
Rotação do motor a 100 km/h em 7ª marcha: 1.500 rpm
Volante: 2 voltas - Seu bolso
Preço básico: R$ 557.900
Garantia: 2 anos - Condições de teste:alt. 660 m; temp., 21 °C; umid. relat., 56; press., 1.012 kPa
Ficha técnica – Mercedes-benz E 300 Exclusive
- Motor: gas., diant., long., 4 cil., 16V, turbo twin-scroll, injeção direta 1.991 cm³, 258 cv a 5.800 rpm, 37,7 kgfm a 1.800 rpm
- Câmbio: automático, 9 marchas, tração traseira
- Direção: elétrica, 11,6 m (diâmetro de giro)
- Suspensão: braços sobrepostos (diant.), multibraços (tras.)
- Freios: disco ventilado (diant. e tras.)
- Pneus: 245/40 R19 (diant.), 275/35 R19 (tras.)
- Peso: 1.580 kg
- Dimensões: comprimento, 492,3 cm; largura, 185,2 cm; altura, 146,8 cm; entre-eixos, 293,9 cm; porta-malas, 540 l; tanque de combustível, 66 litros
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital