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GWM Ora 03 anda muito, mas entrega mais que o BYD Dolphin?

Testamos o GWM Ora 03 GT, topo de linha do compacto elétrico, que chega com estilo, qualidade e conteúdo, para agitar o já revolto mar do mercado nacional

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 set 2024, 18h24 - Publicado em 3 nov 2023, 18h33
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  • A GWM disse, no início de sua operação no Brasil, que os carros elétricos não eram prioridade em seus planos por aqui. Porém, após algumas clínicas e fortes movimentações no mercado, a marca rapidamente mudou de ideia e apresentou o Ora 03, um compacto estiloso que chega como o primeiro GWM elétrico do país, já com a pretensão de ser produzido por aqui nos próximos anos.

    Mais do que isso, ele não esconde que tem uma presa em vista: o BYD Dolphin. Mas será o Ora 03 páreo para o carro elétrico que é o mais vendido do mercado brasileiro?

    GWM ORA 3 GT
    A traseira demonstra ter muita originalidade (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O GWM Ora 03 chega em duas versões: Skin (R$ 150.000) e GT (R$ 184.000). Há também a série especial Copacabana, baseada na Skin, limitada a 200 unidades e que sai por R$ 150.000 (ou R$ 160.000, com teto solar panorâmico).

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    Como comparação, o BYD Dolphin parte de R$ 149.800 e chega aos R$ 179.800 na versão Plus. Levamos para a pista a versão mais cara do GWM, que traz equipamentos e visual exclusivos e autonomia estendida.

    GWM ORA 3 GT
    GT acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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    O Ora 03 GT leva o mesmo motor de 171 cv e 25,5 kgfm das demais versões, mas se diferencia pela bateria maior, de 63 kWh, contra 48 kWh da versão Skin. Com estes números, o Ora 03 tem desempenho esportivo e empolgante, com acelerações rápidas e arrancadas abruptas – com direito a controle de largada na versão GT.

    Em nossa pista, ele acelerou de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos, empatado com os 8,2 segundos divulgados pela fábrica. E atingiu 166,6 km/h de velocidade máxima, embora oficialmente o GWM seja limitado eletronicamente em 160 km/h, para economizar bateria.

    A autonomia projetada é de 319 km no padrão Inmetro. E na hora de frear, o GT parou com equilíbrio e em espaços apenas dentro da média. Vindo a 80 km, precisou de 26,1 metros para parar.

    GWM ORA 3 GT
    A cabine exibe visual sóbrio e muito bem acabado (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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    As unidades do modelo destinadas ao Brasil têm as mesmas especificações mecânicas das vendidas na Europa. Ou seja, ele chega por aqui com um ótimo acerto de suspensão, mais firme e estável, que combina com sua proposta esportiva. Se o ajuste dá prazer ao dirigir, faz sentir mais as imperfeições do solo, porém.

    GWM ORA 3 GT

    A direção também tem vocação esportiva e garante a diversão por ser direta, mas teria uma condução ainda melhor se o volante fosse menor e o aro, mais grosso. Como está, combina com o estilo retrô do interior, mas justamente por isso passa uma sensação de ultrapassado.

    GWM ORA 3 GT
    As telas têm 10,25 polegadas cada uma, os comandos do ar-condicionado remetem aos Mini e o seletor de câmbio é giratório (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Para alterar os parâmetros de condução, há os modos Eco, Normal, Esportivo, Esportivo+, Automático e Individual, além dos modos exclusivamente de direção, Conforto, Normal e Esportivo.

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    GWM ORA 3 GT
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Apesar do escorregão do volante, o interior do Ora 03 GT é caprichado. Há evidente cuidado no acabamento, com materiais de bom toque e aparência, vãos regulares entre as peças e variedade de brilhos e texturas.

    GWM ORA 3 GT
    Bancos bonitos e confortáveis, mas espaço é apenas suficiente na traseira; porta-malas de 228 litros é pequeno (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O painel é todo revestido de material que imita couro, com a parte superior emborrachada. Nos apoios de braço das portas há peças que imitam aço escovado, enquanto, próximo ao seletor giratório do câmbio, há outra textura listrada.

    GWM ORA 3 GT

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    As saídas de ar compondo um elemento único alargam visualmente o interior do compacto, e os comandos do ar remetem aos dos Mini, mas não combinam com nenhum outro elemento. O destaque de modernidade vem com as telas de 10,25” do quadro de instrumentos e da central multimídia, que tem Android Auto e Apple CarPlay sem fio. No GT, a combinação de cores de painel e bancos é sempre a mesma.

    GWM ORA 3 GT

    Entre os equipamentos, o Ora 03 GT tem uma lista extensa. Há faróis e lanternas full-led, sete airbags, câmera 360o, ar-condicionado digital automático, alerta e frenagem em tráfego cruzado dianteiro e traseiro, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de pontos cegos, leitura de placas de velocidade, assistente de permanência e centralização de faixa, e teto solar panorâmico elétrico.

    GWM ORA 3 GT
    Compacto apresenta não só visual, mas também comportamento esportivo (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    GWM ORA 3 GT
    Bem equipada, versão GT traz teto solar elétrico, chave presencial e roda de 18 polegadas com desenho exclusivo (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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    Há ainda sistema Smart-Start – em que o motorista não precisa pressionar nenhum botão para ligar o carro (basta entrar no veículo portando a chave) –, sistema de estacionamento autônomo, tampa do porta-malas elétrica e carregador de celular por indução.

    GWM ORA 3 GT

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    Já o espaço não causa tanta empolgação. Quem vai atrás tem vaga apenas suficiente, desde que não tenha mais de 1,80 m. O túnel central é baixo e permite acomodar um terceiro passageiro, mas o Ora 03 não oferece espaço lateral sufiente para três.

    GWM ORA 3 GT

    Atrás, há apenas uma porta USB e nada de saída de ar-condicionado. O porta-malas vai pelo mesmo caminho, com seus tímidos 228 litros, muito menos que os 345 litros do principal concorrente, o Dolphin.

    GWM ORA 3 GT

    Por fora, o Ora 03 GT tem personalidade, embora demonstre evidentes inspirações em Porsche, Mini e Fusca na dianteira, onde ostenta apenas o logo da linha Ora (um ponto de exclamação) e nada de GWM, assim como acontece com os Haval. A traseira é o ponto alto do estilo e foge de qualquer comparação. Em destaque estão o nome do modelo e da marca, além das luzes de seta e ré no para-choque.

    GWM ORA 3 GT
    Estilo é bem cuidado nos detalhes, como no aerofólio e nos faróis (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    As lanternas com as funções de freios e posição ficam embutidas no vidro traseiro e dispostas em três barras. De lado, as rodas de 18” têm desenho exclusivo com aplique em vermelho e há a identificação GT na lateral do aerofólio.

    GWM ORA 3 GT
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Outra exclusividade visual da versão está nos para-choques mais esportivos (com direito a um simulador de difusor na traseira, com peças verticais vermelhas, e luz de neblina). Os plásticos de para-choques, saias laterais e para-lamas têm estampa e textura que imita fibra de carbono – um diferencial dispensável.

    GWM ORA 3 GT
    Tomada CCS2 serve para recargas públicas e domésticas. Motor fica na dianteira (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O Ora 03 GT fica devendo em espaço, mas conquista por tecnologia, acabamento e, principalmente, pela dirigibilidade próxima à de um carro alemão. E isso, na briga contra o Dolphin Plus, pode contar muito.

    GWM ORA 3 GT

    Veredicto Quatro Rodas

    O Ora 03 GT peca em espaço, mas tem tecnologia e estilo de sobra. Mais que isso, é uma alternativa mais divertida ao BYD Dolphin. 

    Ficha Técnica – GWM ORA 03 GT

    Motor: elétrico, dianteiro, 171 cv, 25,5 kgfm
    Bateria: íons de lítio, 63 kWh; capac. de recarga, 11/67 kWh (AC/DC)
    Câmbio: automático, 1 marcha + ré, tração dianteira
    Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
    Direção: elétrica
    Freios: disco nas quatro rodas
    Pneus: 215/60 R18
    Dimensões: comprimento, 425,4 cm; largura, 184,8 cm; altura, 160,3 cm; entre–eixos, 265 cm; porta-malas, 228 l; peso, 1.580 kg

    Teste Quatro Rodas – GWM ORA 03 GT

    Aceleração
    0 a 100 km/h 8,1 s
    0 a 1.000 m 30,2 s – 166, 6 km/h
    Velocidade máxima 166,6 km/h
    Retomadas
    D 40 a 80 km/h 3,1 s
    D 60 a 100 km/h 4,1 s
    D 80 a 120 km/h 5,9 s
    Frenagens
    60/80/120 km/h a 0 14,4/26,1/58,8 m
    Consumo
    Urbano n/d
    Rodoviário n/d
    Ruído interno
    Neutro/RPM máx. — /– dBA
    80/120 km/h 60,3/74,2 dBA
    Aferição
    Velocidade real a 100 km/h 99 km/h
    Rotação do motor a 100 km/h
    Volante 2,5 voltas
    Seu Bolso
    Preço básico R$184.000
    Garantia 5 anos

     

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