
Por Péricles Malheiros
60 134 km
Aos 1 000 e aos 60 000 km, todo carro de Longa Duração passa por uma bateria de testes. Em nossa pista, em Limeira (SP), o HB20 se mostrou em plena forma. De fato, o hatch saiu dela com resultados no segundo teste (veja quadro ao lado) melhores do que os do primeiro. A prova de 0 a 100 km/h, por exemplo, foi feita em 10,3 segundos (aos 1 000 km) e 9,7 segundos (aos 60 000 km). Houve melhora também nas retomadas. Ainda assim, o consumo se manteve bom – com leve piora no urbano (8,6 para 8,5 km/l) e melhora no rodoviário (10,6 para 11 km/l). Na frenagem, apesar de os pneus chegarem a 60 000 km no limite tolerável do desgaste, houve melhoras em duas das três provas (80 e 120 km/h a 0) – respectivamente de 29,9 e 68,6 metros para 29,2 e 67,5 metros. Na frenagem de 60 km/h a 0 a piora foi sensível, de 16,6 para 18,7 metros. No mês que vem, saberemos se no desmonte ele estará tão bem assim.
No mês (26,1% na cidade) – Etanol 9 km/l
Desde dez/12 (19,7% na cidade) – Etanol 8,9 km/l
Principais ocorrências
8 597 km Trepidação da palheta do limpador esquerdo do para-brisa
10 067 km pneu com banda de rodagem cortada por linha de pipa com cerol
28 954 km Vidro da porta traseira direita com movimentação lenta
47 827 km Falha no motor. Troca da válvula controladora do sistema de partida a frio
52 915 km sintonia do rádio difícil e ruído no interior do painel, acima do console central
Teste de desempenho
0-100 km/h (s): 9,7
40 a 80/60 a 100/80 a 120 km/h (s): 6,7/9,9/14,4
60/80/120 km/h a 0 (m): 18,7/29,2/67,5
consumo cidade/estrada (km/l): 8,5/11,8