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Suzuki Jimny Sierra é o 4×4 mais barato e raiz à venda no Brasil

Único Suzuki à venda no Brasil, o jipinho enfrenta trilhas como gente grande; mas também está mais urbano do que nunca

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 jan 2023, 17h07 - Publicado em 31 jan 2023, 17h02

O Suzuki Jimny Sierra carrega uma série de títulos no mercado brasileiro, entre eles o de menor SUV, de carro 4×4 mais barato e o de off-road mais raiz à venda por aqui. Mesmo com credenciais tão voltadas ao fora-de-estrada, porém, a quarta geração do jipinho (agora importada do Japão) está mais apta aos centros urbanos do que nunca.

Para atestar todas as suas capacidades, levamos o modelo para a pista, enfrentamos o trânsito do dia-a-dia e nos aventuramos por trilhas e lama. A versão testada foi a topo de linha, 4Style, que parte de R$ 183.990. Aqui, vale um adendo: mesmo sendo o 4×4 mais barato do país, o modelo começa em R$ 160.990 na versão de entrada, 4You, com câmbio manual.

Suzuki Jimny Sierra
Suzuki Jimny Sierra (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Jimny Sierra busca inspiração visual em seus antepassados com o formato de caixote da carroceria, o para-brisa quase vertical (que também ajuda a não acumular sujeira) e a grade com fendas. Os conjuntos de iluminação também tendem ao retrô.

Na dianteira, faróis e luzes de seta são redondos – a versão 4Style tem faróis automáticos de led com lavadores. A traseira tem lanternas em posição baixa, como no antigo Samurai, o que as deixa expostas em caso de colisão, mesmo com o estepe pendurado na tampa traseira.

Suzuki Jimny Sierra
Suzuki Jimny Sierra (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Por falar em colisão, o modelo fica devendo sensores de estacionamento traseiros, já que a câmera de ré, posicionada acima do vidro, acaba distorcendo a realidade.

De lado, o Suzuki tem alargadores de para-lamas e destaca os conjuntos de pneus (195/80) e rodas (15 polegadas). Por falar em pneus, eles são o único alvo mais crítico de donos em relação ao Jimny Sierra: muitos trocam os originais por outros mais parrudos e voltados ao off-road, já que os originais não acompanham situações mais extremas.

A cabine do jipinho é mais uma mistura de presente e passado. O desenho tem ares de anos 90 e certo despojamento, mas é caprichado nos materiais utilizados e na montagem, e tem elementos que nos trazem aos dias de hoje. Entre eles, a central multimídia de 7 polegadas da JBL (com Android Auto e Apple CarPlay via cabo), o ar-condicionado digital e o volante, de aspecto moderno.

Suzuki Jimny Sierra
Suzuki Jimny Sierra (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O quadro de instrumentos, com acabamento diferenciado e falsos parafusos aparentes, destaca os mostradores analógicos nas extremidades e tem uma pequena tela digital ao centro, que deve um mostrador de velocidade. De qualquer forma, a leitura é simples e fácil, sem a necessidade de grandes artifícios tecnológicos.

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Por falar em tecnologia, a lista de equipamentos do Jimny Sierra é contida. Além dos itens já citados, como faróis de led, multimídia, câmera de ré e ar digital, o modelo tem assistente de partida em rampas, piloto automático, airbag duplo, ESP, Isofix e vidros elétricos.

Suzuki Jimny Sierra
Suzuki Jimny Sierra (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Quem também é contido, ainda na cabine, é o espaço do SUV. O porta-malas tem apenas 85 litros e mal comporta mochilas por ser estreito. A justificativa da marca é de que não é um modelo com foco em levar bagagens ou grandes compras. Para isso, é possível deitar os bancos traseiros. Por falar neles, os bancos traseiros comportam apenas duas pessoas com espaço razoável.

TÃO CAPAZ QUANTO UM DEFENDER?

Suzuki Jimny Sierra
Suzuki Jimny Sierra (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Sim, não se engane pela aparência “fofa” e carismática: o Jimny Sierra é capaz de enfrentar trilhas ao lado de modelos muito mais caros, como Jeep Wrangler e Land Rover Defender.

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Além de uma boa estrutura mecânica, o modelo é um off-road raiz com três modos de tração: 4×2 (traseira), 4×4 (que pode ser acionado a até 100 km/h) e 4×4 com reduzida. Eles são acionados por uma alavanca próxima ao câmbio, à moda antiga mesmo, sem qualquer modo de condução eletrônico.

Suzuki Jimny Sierra
Suzuki Jimny Sierra (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Há também o assistente de descida e o LSD, que detecta quando duas rodas perdem tração na diagonal e distribui mais torque para as rodas que têm mais contato com o solo.

As dimensões compactas, equivalentes às de um Fiat 500, a altura de 21 cm em relação ao solo e os ângulos de ataque (37°), saída (49°) e transposição (28°) também elevam as capacidades do Sierra. Uma inédita versão de quatro portas foi apresentada e deve chegar ao Brasil. As maiores medidas, porém, devem atrapalhar algumas aventuras.

Suzuki Jimny Sierra
Suzuki Jimny Sierra (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Porém, mesmo que o foco dele seja no fora-de-estrada, ele está mais urbano do que nunca. A quarta geração do Jimny está muito mais amigável e fácil de se conduzir nas cidades, com uma direção mais leve e uma suspensão mais confortável. A suspensão, vale dizer, faz o Jimny parecer invencível na buraqueira da cidade. Enfrenta sem qualquer constrangimento, apenas com alguns pulos.

Suzuki Jimny Sierra
Suzuki Jimny Sierra (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Só é preciso ter cuidado com curvas mais fechadas, já que o SUV inclina bastante a carroceria e tem uma tendência a sair de dianteira. Porém, convenhamos, desempenho e esportividade não é a proposta desse carro. Equipado com motor 1.5 a gasolina aspirado, com 108 cv e 14,1 kgfm, ele vai de 0 a 100 km/h em 15 segundos. As médias de consumo ficam em 12,9 km/l na estrada e 12,3 km/l na cidade.

Suzuki Jimny Sierra
Suzuki Jimny Sierra (Fernando Pires/Quatro Rodas)

VEREDICTO

O Suzuki Jimny nunca esteve tão urbano, mas isso não significa que ele tenha deixado suas capacidades off-road de lado. Muito pelo contrário. É para quem quer se divertir sabendo que não terá luxos – mesmo que tenha pagado (bem) caro por isso.

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Ficha técnica – Suzuki Jimny Sierra 1.5 4Style

  • Preço: R$ 183.990
  • Motor: gas., diant., long., 4 cil., DOHC, 16V, 1.462 cm3; 10:1, 108 cv a 6.000 rpm, 14,1 kgfm a 4.000 rpm
  • Câmbio: automático, 4 marchas, 4×4
  • Suspensão: eixo rígido com molas helicoidais (diant. e tras.)
  • Freios: disco sólido (diant.), tambor (tras.)
  • Direção: elétrica, do tipo esferas recirculantes
  • Rodas e pneus: liga leve, 195/80 R15
  • Dimensões: comprimento, 364,5 cm; largura, 164,5 cm; altura, 172,5 cm; entre-eixos, 225 cm; peso, 1.135 kg; tanque, 40 l; porta-malas, 85 l
Suzuki Jimny Sierra
Suzuki Jimny Sierra (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Teste – Suzuki Jimny Sierra 1.5 4Style

Aceleração
0 a 100 km/h: 15 s
0 a 1.000 m: 36,3 s – 136,4 km/h

Velocidade máxima
Não divulgado

Retomada (D)
40 a 80 km/h: 6,4 s
60 a 100 km/h: 8,9 s
80 a 120 km/h: 13,2 s

Frenagens
60/80/120 km/h – 0 m: 17,8/31,7/68,7 m

Consumo
Urbano: 12,3 km/l
Rodoviário: 12,9 km/l

Suzuki Jimny Sierra
Suzuki Jimny Sierra (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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