Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Rede congestionada

Por Redação 15 fev 2013, 09h49

Por Péricles Malheiros

41 102 km

Somente na quarta tentativa conseguimos agendar a parada do nosso Duster de Longa Duração para a revisão dos 40000 km. “Liguei nas autorizadas A.R. Motors, Itavema e Grand Brasil, todas na capital de São Paulo, e nenhuma delas aceitava receber o carro num prazo inferior a quatro dias úteis. Somente a quarta, a Max, tinha a possibilidade de atender nosso Duster dali a dois dias”, diz o repórter visual Eduardo Campilongo.

Conforme antecipamos na edição de dezembro de 2012, pedimos ao nosso repórter que, ao deixar o Duster na Max, reportasse ao consultor técnico algumas reclamações feitas pelos últimos usuários. Foi deixado, então, o pedido para que fossem verificados o pedal da embreagem (muito alto), o ruído de vento que invadia a cabine junto à porta do motorista e a alavanca do freio de estacionamento, que só conseguia segurar o carro em rampas a partir do quinto ou sexto dente.

Após três dias na autorizada, às vésperas do fechamento desta edição, retiramos nosso carro e gostamos do que ouvimos do técnico da Max: “Fizemos a regulagem do freio de mão. De fato, estava bastante alto. Sobre a embreagem, não há muito a ser feito. Como ela é acionada hidraulicamente, é normal que o pedal fique mais alto conforme o material de atrito do disco é consumido. Mas fique tranquilo, pois fizemos testes de rampa e ela não está trepidando”, disse. Quanto ao ruído de vento, nada de solução. Mas o técnico demonstrou boa vontade: “Cheguei a trocar a guarnição de vedação da porta dianteira esquerda por uma nova. Como o ruído persistiu, reinstalei a antiga. Suspeito que o ruído venha do rack de teto”.

A conta ficou um pouco salgada, 940 reais. Ainda assim, respeitou os valores sugeridos pela Renault: 625 reais da revisão (troca de óleo, velas e filtros de ar, óleo, combustível e de cabine), 120 reais pelo serviço de alinhamento, balanceamento e rodízio e 195 reais pela troca das pastilhas de freio.

Continua após a publicidade

Consumo

No mês (46,5% na cidade): Etanol – 6,9 km/l

Desde abril/12 (34,3% na cidade): Etanol – 7,3 km/l

Principais Ocorrências

38 613 km – Pedal da embreagem alto

Hodômetro avisa que é hora da quarta parada

Continua após a publicidade

Publicidade