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R$ 529.990: Ram 1500 Limited cobra um C3 por itens de SUVs de alto luxo

Picape chega em duas versões e parte de R$ 529.990 e traz luxos como suspensão a ar, tração 4x4 automática e tela de tablet como central multimídia

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 18 Maio 2023, 18h30 - Publicado em 18 Maio 2023, 17h03
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  • Mesmo segura da liderança no segmento com a 1500, a Ram não assistirá de braços cruzados a chegada de Ford F-150 e Chevrolet Silverado ao Brasil. Como resposta, a marca apresenta a 1500 Limited, versão mais luxuosa de sua picape de entrada, que estreia com o título de mais cara do país.

    Ela parte de R$ 529.990 na versão standard e de R$ 539.990 na Night Edition, que troca os cromados externos por acabamentos em preto brilhante. São R$ 73.000 a mais que a Rebel, até então a única opção da 1500 vendida por aqui, de apelo esportivo e menos luxuosa.

    O conjunto mecânico da Limited é praticamente o mesmo da Rebel: estão lá o motor 5.7 V8 de 400 cv e 56,7 kgfm, e o câmbio automático de oito marchas.

    Na Limited, porém, há duas exclusividades. A primeira é a suspensão a ar, com cinco níveis de altura: normal, off-road 1, off-road 2, aero e park. A segunda é o modo automático na tração 4×4, que pode acionar a reduzida automaticamente assim que sentir necessidade ao detectar uma situação mais extrema no off-road.

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    Outras diferenças estão nas capacidades das duas versões. A mais nova pode levar até 528 kg na caçamba, contra 610 kg da Rebel. Uma Fiat Strada Ranch carrega até 600 kg. No reboque, a 1500 Limited pode puxar até 3.647 kg, contra 4.935 kg da Rebel. O volume da caçamba é o mesmo, de 1.200 litros.

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    Segundo a Ram, isso acontece pela diferença de peso das picapes (a Limited é 82 kg mais pesada), pelo posicionamento de mercado e por outras questões técnicas, como pneus e suspensão.

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    (Divulgação/Ram)

    A dirigibilidade de ambas as versões é parecida, mas a Limited mostra que tem um apelo mais urbano – até pelas imensas rodas de 22 polegadas, calçadas com pneus 285/45.

    O rodar (apesar do conjunto de rodas e pneus) é macio e silencioso, a suspensão absorve bem as irregularidades do solo e ignora elevações e lombadas de menor relevo.

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    (Divulgação/Ram)
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    As acelerações são rápidas e acompanhadas de um belo ronronar do motor V8, mas é possível sentir que há muito peso para ser puxado. O câmbio também carece de mais agilidade, mas foca no conforto e na tentativa de economizar combustível.

    De acordo com a Ram, a 1500 Limited vai de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos, contra 6,4 s na Rebel. Já o consumo, também segundo a marca, fica em 5,5 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada.

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    (Divulgação/Ram)

    Por fora, a maior diferença visual da versão topo de linha para a esportiva fica na dianteira. Os faróis full-led são exclusivos, mais afilados, e com dois projetores. A grade também é inédita, em um formato hexagonal, com tramas horizontais e que parecem “abraçar” os faróis, com apliques acima e abaixo dos conjuntos de iluminação.

    Toda a grade e o para-choque são cromados – em alguns instantes falaremos sobre a versão Night Edition. De lado, as rodas mesclam elementos cromados e em cinza, há mais cromados nas janelas, nos retrovisores e nos frisos das portas.

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    (Divulgação/Ram)

    Outra exclusividade da Limited é o estribo elétrico, que se revela ao abrir alguma das portas e se esconde ao fechá-la. Ainda de perfil, há os Ram Box, os compartimentos nas laterais da caçamba (em ambos os lados), com 107 litros cada um.

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    Na traseira, o para-choque é cromado, assim como as duas ponteiras de escape, e há mais um item restrito a esta versão: o Bed Step, um degrau que pode ser puxado com os pés para ajudar a subir na caçamba. Ele só pode ser utilizado quando a tampa for aberta no modo lateral (como na Fiat Toro). A 1500 tem os modos lateral e convencional, para baixo, na abertura da tampa.

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    (Divulgação/Ram)
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    A versão Night Edition, esta sim a picape mais cara do país, se diferencia por detalhes estéticos externos. Faróis e lanternas ganham máscara negra, os para-choques passam a ser na cor da carroceria e ganchos de reboque, grade, logotipos, capa do retrovisor, maçanetas, rodas, molduras das janelas e ponteiras de escapamento são pintados em preto brilhante.

    A cabine tem aparência mais discreta e luxuosa em relação à Rebel, com predominância do preto em couros e madeiras (estes legítimos), e em plásticos (foscos e brilhantes). Todo o acabamento é caprichado, com materiais de alta qualidade, e há muito espaço para guardar objetos.

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    (Divulgação/Ram)

    Entre os equipamentos, há piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, multimídia de 12”, aquecimento e ventilação em todos os bancos, carregador de celular por indução e teto solar elétrico. O quadro de instrumentos digital de 12” é outra particularidade da 1500 Limited.

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    Quem ocupar os bancos traseiros terá muito conforto, com espaço de sobra para pernas e cabeça para três ocupantes, já que o assoalho da picape é plano. Os bancos têm inclinação manual do encosto. Há saídas de ar-condicionado e quatro portas USB.

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    (Divulgação/Ram)

    A Ram 1500 Limited busca justificar o título de picape mais cara do país se autodenominando também como a mais luxuosa e tecnológica – do que não dá para discordar.

    Ficha Técnica – Ram 1500 Limited

    Preço: R$ 529.990
    Motor: gasolina, dianteiro, long., V8, 5.654 cm3, 16V, 400 cv a 5.600 rpm, 56,7 kgfm
    a 3.950 rpm
    Câmbio: automático, 8 marchas, tração 4×4 aut.
    Suspensão: duplo A (diant.), eixo rígido five-link (tras.)
    Freios: disco ventilado (diant.)
    e sólido (tras.)
    Direção: elétrica
    Pneus: 285/45 R22
    Dimensões: compr., 5,92 cm; largura, 208,5 cm; altura, 197,2 cm; entre-
    -eixos, 367 cm; peso, 2.692 kg; tanque, 98 l; caçamba, 1.200 l; compart. laterais, 107 l (cada); capac. de carga, 528 kg; capac. de reboque, 3.647 kg
    Desempenho: 0 a 100 km/h, 7,7 s (Dado de fábrica)

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