Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Que papelão!

Por Péricles Malheiros 42 447 km Primeiro foi o filtro de cabine, que sumiu misteriosamente na revisão dos 20 000 km. Depois, na revisão dos 30 000 km, foi a vez do filtro de combustível, cuja substituição foi sumariamente ignorada porque, segundo o próprio consultor técnico que atendeu nosso carro, não havia a peça em […]

Por Redação
13 nov 2012, 12h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Publicidade

    Por Péricles Malheiros

    Publicidade

    42 447 km

    Primeiro foi o filtro de cabine, que sumiu misteriosamente na revisão dos 20 000 km. Depois, na revisão dos 30 000 km, foi a vez do filtro de combustível, cuja substituição foi sumariamente ignorada porque, segundo o próprio consultor técnico que atendeu nosso carro, não havia a peça em estoque e sua troca poderia ser protelada sem incorrer em riscos – nem ao carro nem à garantia. Agora, aos 40 000 km, a vítima foi o filtro de ar do motor.

    Publicidade

    A revisão dos 40 000 km foi feita na concessionária Kin de Guarulhos, município próximo à capital paulista – nosso Versa foi comprado na Kin de São Paulo. Ao recebermos a lista dos serviços executados, estranhamos a ausência do filtro de ar. “Ele não é trocado nesta revisão”, disse o consultor. Perguntamos então por que o site da fábrica dizia o contrário. De novo, justo quem mais deveria mostrar rigor na manutenção, escorregou: “Vou dar um descontão especial. O filtro você troca na próxima revisão”, disse o consultor, sugerindo uma solução pouco ortodoxa.

    O “descontão” foi, de fato, generoso, de 102 reais, mas preferíamos ter pago os 499 reais sugeridos pela fábrica e ter a certeza de que o carro passou pela manutenção correta. No fim das contas, pagamos 547 reais, pois o serviço de alinhamento, balanceamento e rodízio custou 150 reais extras.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    De volta à Editora Abril, ligamos para a Kin de Guarulhos e solicitamos ao setor de peças uma cotação do filtro de ar do motor. “Nem vou lhe passar o preço, pois não temos a peça em estoque faz tempo”, disse o atendente.

    Na oficina de nosso consultor Fabio Fukuda, outra triste constatação: “O filtro está bastante obstruído. Os carros de Longa Duração mostram que a troca deveria ser feita a cada 10000 km, no máximo. Para o Versa, a Nissan preconiza a substituição a cada 20 000 km”. Se a rede ao menos respeitasse o plano de manutenção…

    Publicidade

    Consumo

    No mês (12% na cidade) – Etanol: 9 km/l

    Publicidade

    Desde jan/12 (23,7% na cidade) – Etanol: 9,2 km/l

    Continua após a publicidade

    Principais Ocorrências

    35 504 km – manopla do câmbio solta

    Hodômetro aos 40 000 km: Versa liberado para a penúltima revisão antes do desmonte.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.