Por Péricles Malheiros
05 842 km
Clayton Rodrigues, designer de QUATRO RODAS, gostou de seu companheiro de viagem: o Etios de Longa Duração. Juntos, eles foram até Florianópolis (SC) curtir as férias de fim de ano.
“Sabendo que o motor era 1.3, esperava perda de velocidade nas ladeiras, mas achei o desempenho surpreendente nessas situações. E o que é melhor: o carro me pareceu bastante econômico”, disse Clayton. Acostumado a acomodar texto e imagem nas páginas da revista, o designer também teceu elogios à cabine: “Ela é simples, mas gostei da mescla de cores e textura dos plásticos. As formas do painel ampliam a sensação de espaço na dianteira”.
De volta a São Paulo, o uso do Etios não colecionou tantos elogios. O redator-chefe Zeca Chaves criticou a ausência de um sistema de alerta sonoro de esquecimento de luzes acesas: “Sempre que chego na Editora Abril, acendo os faróis. Só percebo que esqueci de desligar as luzes depois que tranco a porta e passo pela frente do carro”, diz. Mas o próprio Zeca confirma o bom desempenho do motor 1.3.“É um carro surpreendentemente bom de dirigir, muito ágil nas arrancadas e seguro nas frenagens e curvas”, afirma.
Consumo
No mês: (38,8% na cidade)
Etanol: 9,4 km/l
Desde dez/12: (41,3% na cidade)
Etanol: 9,3 km/l
Sem alerta sonoro, é comum deixar a luz acesa. | Ângulo compromete a leitura dos equipamentos.