Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Os absurdos do Rolls-Royce Cullinan Black Badge, o SUV mais caro do mundo

Ele tem motor V12 6,75L biturbo, mas o que mais chama a atenção é a atenção aos detalhes e ao conforto dos passageiros

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 jan 2025, 19h32
Rolls-Royce Cullinan Black Badge
 (Divulgação/Rolls-Royce)
Continua após publicidade

Eu tinha apenas meia hora para fazer tudo que eu precisava com o novo Rolls-Royce Cullinan. Não deu para usar copos e porta-garrafa sob o apoio de braço, tampouco o decanter e as taças de cristal alojados no refrigerador, entre os assentos individuais traseiros. Fica para uma próxima – uma próxima vida, talvez.

Este é o Rolls-Royce Cullinan Black Badge em sua versão reestilizada (chamada Series II). Pegaram o SUV mais caro do mundo e acrescentaram grade (iluminada), logotipos e até a estatueta preta do “Spirit of Ecstasy” retrátil sobre a grade. Sobram poucos cromados, mas pode-se eliminar todos os brilhos caso o cliente queira reforçar o caráter subversivo da versão.

Rolls-Royce Cullinan Black Badge
(Divulgação/Rolls-Royce)

Ok, muitos fabricantes oferecem pacotes com tudo preto, mas é tudo feito à moda da Rolls-Royce: cada elementos preto tem produção artesanal e as peças recebem material abrasivo, seguido por um primer e quatro camadas de tinta antes de serem polidos à mão para obter o acabamento cromado preto bem reluzente.

A cabine também recebe um carinho sobrenatural. O painel é tem 23 placas de fibra de carbono entrelaçada de forma a criar um efeito tridimensional diferente, todas revestidas com seis camadas de laca e polidas a mão em um processo que leva 21 dias.

Continua após a publicidade
Rolls-Royce Cullinan Black Badge
(Divulgação/Rolls-Royce)

Os elementos internos também têm acabamento em cromo preto, mas é normal que os clientes escolham cores bem contrastantes para os bancos e detalhes do painel. Telas do quadro de instrumentos e multimídia seguem a mesma combinação de cores e o teto tem mais de 1.200 pontos de luz, de fibra ótica.

Rolls-Royce Cullinan Black Badge
(Divulgação/Rolls-Royce)

A Rolls-Royce só não inventou, ainda, um tapete vermelho que se estenda automáticamente ao motorista e passageiro. Mas tem assistência elétrica para aliviar o peso das portas e as traseiras, com abertura oposta, ainda tem fechamento automático.

Continua após a publicidade
Rolls-Royce Cullinan Black Badge
(Divulgação/Rolls-Royce)

Sim, há um V12 6,75L biturbo com 600 cv e 91,8 kgfm entregando sua força nas quatro rodas, mas o que realmente faz o Cullinan se destacar é a suavidade, tanto do motor quanto da suspensão e da direção, bem leve. Como tem 5,34 m de comprimento e 3,30 m de entre-eixos, o amplo esterçamento traseiro ajuda a ficar despreocupado nas esquinas.

Rolls-Royce Cullinan Black Badge
(Divulgação/Rolls-Royce)

A aceleração não é tão surpreendente: faz o 0 a 100 kmh em 4,8 s e só não afundando mais a traseira na arrancada porque os mesmos sistemas da suspensão ativa que filtram imperfeições também controlam os movimentos da carroceria.

Continua após a publicidade
Rolls-Royce Cullinan Black Badge
(Divulgação/Rolls-Royce)

Como um bom Rolls-Royce, a sensação é de estar navegando. Para aproveitar ao máximo o pouco tempo com o carro, passei o posto de capitão para o colega Leonardo Fortunatti, do Motor 1, e fui ter a experiência como passageiro lá no banco traseiro, onde o conforto é ainda maior.

Rolls-Royce Cullinan Black Badge
(Divulgação/Rolls-Royce)

Os passageiros de trás também podem esfriar ou aquecer as poltronas traseiras e os botões no console permite controlar o banco do carona para liberar espaço. Um botão abre uma mesinha e revela uma tela, onde controla-se a multimídia, iluminação e até uma massagem – que não pode ser finalizada a tempo. Também há cortinas de privacidade para esconder quem pagou mais de R$ 8,3 milhões neste carro.

Rolls-Royce Cullinan Black Badge
(Divulgação/Rolls-Royce)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.