Inverno: Assine Digital Completo por 5,99

O duro é começar

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 26 dez 2016, 16h35 - Publicado em 8 set 2015, 11h00
renegade
renegade (/)
Continua após publicidade

Por Péricles Malheiros

13.260 km

Um teste específico de calibragem de pneus (edição de julho de 2015) e uma falha no sistema de alarme (agosto de 2015) nos levaram a adiar a apresentação dos resultados do primeiro teste do Renegade na pista. Mas chegou a hora. Os números extraídos com etanol em nosso campo de provas evidenciam a inferioridade técnica do Jeep diante do nosso Honda HR-V, o outro SUV compacto da frota de Longa Duração (veja quadro abaixo).

Só na prova de ruído interno há algum equilíbrio, mas o Renegade perde feio em aceleração, retomadas, frenagem e consumo de combustível. E olha que a receita mecânica de ambos é basicamente a mesma: motor quatrocilindros 1.8 atrelado a um câmbio automático.

Mas o fato é que os quilômetros passaram rapidamente, e lá se foi o Renegade para sua estreia na rede autorizada. Para executar a primeira revisão, elegemos uma velha conhecida do Longa Duração: a paulistana Europamotors, que já atendeu veteranos da frota, como o Smart ForTwo e o Mercedes-Benz A 200. O histórico com a autorizada não é dos melhores: entre outros problemas, levaram uma multa por dirigir falando ao celular e substituíram peças desnecessariamente. Os incômodos persistem. Dessa vez, a Europamotors tentou cobrar mais que o dobro do preço sugerido pela Jeep. Inicialmente, informaram que a manutenção custaria R$ 794. Questionado sobre o motivo da diferença em relação ao preço indicado no site (R$ 327), o consultor disse: “Tudo bem, posso cobrar o valor sugerido”.

Uma atualização do módulo eletrônico encerrou os disparos involuntários do alarme. Revisado, o Renegade partiu para uma merecida (e tranquila) viagem de descanso até Ubatuba, no litoral de São Paulo.

Continua após a publicidade

Consumo

No mês: 7,2 km/l com 31,8% de rodagem na cidade
Desde jun/15: 7 km/l com 28,2% de rodagem na cidade
Combustível: etanol

Gastos no mês

Combustível: R$ 1 031
Revisão: R$ 327
Alinhamento: R$ 250

teste

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 10,99/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.