Clique e assine por apenas 8,90/mês

O duro é começar

Por Péricles Malheiros - Atualizado em 26 dez 2016, 16h35 - Publicado em 8 set 2015, 11h00

Por Péricles Malheiros

13.260 km

Um teste específico de calibragem de pneus (edição de julho de 2015) e uma falha no sistema de alarme (agosto de 2015) nos levaram a adiar a apresentação dos resultados do primeiro teste do Renegade na pista. Mas chegou a hora. Os números extraídos com etanol em nosso campo de provas evidenciam a inferioridade técnica do Jeep diante do nosso Honda HR-V, o outro SUV compacto da frota de Longa Duração (veja quadro abaixo).

Só na prova de ruído interno há algum equilíbrio, mas o Renegade perde feio em aceleração, retomadas, frenagem e consumo de combustível. E olha que a receita mecânica de ambos é basicamente a mesma: motor quatrocilindros 1.8 atrelado a um câmbio automático.

Continua após a publicidade

Mas o fato é que os quilômetros passaram rapidamente, e lá se foi o Renegade para sua estreia na rede autorizada. Para executar a primeira revisão, elegemos uma velha conhecida do Longa Duração: a paulistana Europamotors, que já atendeu veteranos da frota, como o Smart ForTwo e o Mercedes-Benz A 200. O histórico com a autorizada não é dos melhores: entre outros problemas, levaram uma multa por dirigir falando ao celular e substituíram peças desnecessariamente. Os incômodos persistem. Dessa vez, a Europamotors tentou cobrar mais que o dobro do preço sugerido pela Jeep. Inicialmente, informaram que a manutenção custaria R$ 794. Questionado sobre o motivo da diferença em relação ao preço indicado no site (R$ 327), o consultor disse: “Tudo bem, posso cobrar o valor sugerido”.

Uma atualização do módulo eletrônico encerrou os disparos involuntários do alarme. Revisado, o Renegade partiu para uma merecida (e tranquila) viagem de descanso até Ubatuba, no litoral de São Paulo.

Consumo

No mês: 7,2 km/l com 31,8% de rodagem na cidade
Desde jun/15: 7 km/l com 28,2% de rodagem na cidade
Combustível: etanol

Gastos no mês

Continua após a publicidade

Combustível: R$ 1 031
Revisão: R$ 327
Alinhamento: R$ 250

teste

Publicidade