Por Péricles Malheiros
11500 km
Todo carro de Longa Duração exige, antes de qualquer parada para revisão, uma visita ao site do fabricante. Ao consultarmos o da Peugeot, em meados de abril, ficamos decepcionados por descobrir que as tabelas com os preços fixos das revisões não contemplavam os dois últimos lançamentos da marca: o 3008 e o sedã 408. Mais tarde, porém, boas notícias. Próximo do fechamento desta edição, no início de maio, o site já apresentava os preços das revisões dos Peugeot estreantes.
A primeira tentativa de agendamento da revisão foi frustrante. A atendente da autorizada Victoire avisou que só poderia nos atender dali a três semanas. Tentamos, depois, a concessionária Pavillon, que aceitou de imediato o carro. Ao deixarmos nosso crossover sob os cuidados da Pavillon, o consultor apontou para um enorme banner e disse: “A revisão de 10000 km custa 297 reais”. Ou seja, foi honesto quanto ao valor e não empurrou serviços desnecessários. Ele também se comprometeu a entregar o carro no dia seguinte. Deixamos uma única solicitação: fazer alinhamento, balanceamento e rodízio – a fábrica recomenda esses serviços a cada 10000 km. Na primeira viagem pós-revisão, ao interior de São Paulo, porém, a direção trepidava acima de 100 km/h. De volta à capital, retornamos à Pavillon e descobrimos que os serviços extras simplesmente não foram executados. O consultor nos pediu que voltássemos no dia seguinte. E foi o que fizemos. Nova frustração: “Descobri que ainda não temos os parâmetros para fazer o alinhamento desse carro”, disse o mesmo consultor em tom de desculpa, explicando que a fábrica ainda não havia fornecido as informações necessárias. Inconformados com tantas idas e vindas sem resultados, deixamos clara nossa insatisfação. O próximo passo é tentar realizar os serviços em outra concessionária.
Consumo:
No mês (15,7% na cidade): Gasolina – 10,7 km/l
Desde mar/11 (31,7% na cidade): Gaolina – 9,8 km/l
Porta-objetos é refrigerado, mas a ventilação é constante, sem possibilidade de fechamento (esq.); Porta-trecos no assoalho traseiro são uma herança do lado minivan do crossover 3008 (dir.).